23 de Maio 2022 07:27
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Natação

Em evolução, Catarina Monteiro compete em Málaga: “Sinto que estou a subir”Exclusivo 

Catarina Monteiro, nadadora portuguesa. Foto: Federação Portuguesa de Natação

Ana Catariana Monteiro será a representante de Portugal no Open de Espanha, que decorre em Málaga, a partir deste sábado até à próxima quarta-feira. A demonstrar uma gradual evolução ao longo da temporada, a nadadora olímpica do Fluvial Vilacondense participa da competição internacional nas provas 100m mariposa, 200m mariposa e 400m estilos.

Detentora do melhor resultado olímpico de sempre da natação feminina portuguesa, ao chegar à meia-final e terminar no 11.º lugar nos 200 metros mariposa em Tóquio 2020, a atleta de 28 anos vem conseguindo baixar o tempo da prova que é a sua especialidade a cada nova competição.

Em fevereiro, no Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, nadou os 200m mariposa com a marca de 2.13,76, e no Arena Lisbon International Meeting baixo a o tempo para 2.12,13. No último fim de semana, voltou a se destacar no lugar mais alto do pódio Campeonatos Nacionais Juvenis, Juniores e Seniores, que decorreram em Coimbra, com a marca de 2.10,84 – suficiente para garantir os mínimos para os Europeus de Roma, em agosto.

“O principal objetivo para esta competição era assegurar o mínimo de acesso ao campeonato da Europa de Roma e esse foi atingido. Por outro lado, era também um momento de avaliação para perceber o que podia melhor e se alguns aspetos trabalhados tinham já sido melhorados”, afirmou Catarina.

O melhor tempo do ano ainda está acima do recorde (2.08,03 minutos) da nadadora treinada por Fábio Pereira. Com a tranquilidade característica de quem sabe que está no caminho certo e ciente que segue em evolução, a atleta vilacondense espera seguir baixando o tempo gradativamente, desta vez em Málaga.

“O Open de Espanha é das competições que mais gosto de nadar, já faz provavelmente dez anos que participei pela primeira vez e é uma prova que me motiva bastante. Baixar as marcas da semana anterior nos 100m e 200m mariposa seria um bom indicador”, destacou.

Ana Catarina Monteiro esteve em janeiro no Centro de Alto Rendimento Desportivo Sierra Nevada, em Granada (Espanha), onde realizou um estágio de três semanas. A trabalhar de maneira intensa esta temporada, a atleta está aos poucos a reencontrar o seu ápice. Ela recorda que os últimos anos “foram muito atípicos, e além do Covid-19 no início desta época [ela foi infetada], uma apendicite trocou-me as voltas e por isso sinto que estou a subir”.

De acordo com os planos de Catarina Monteiro, o principal foco é seguir na temporada em evolução até o Europeu de Roma, em agosto. “Fiz um ótimo bloco de treino de janeiro até agora, e no próximo bloco terei mais competições internacionais que sinto serem fundamentais para a minha evolução e chegar a Roma na minha melhor forma”, pontuou.

Foto: FPN

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Cursos e Congressos

A Confederação de Treinadores de Portugal conta com mais um Congresso Treinadores de Língua Portuguesa, nos dias 25 e 26 de junho, a ser...

Atletismo

A atleta Marta Pen terminou, esta sexta-feira, a final dos 1500 metros do meeting de Walnut, na Califórnia, em nono lugar. A portuguesa terminou...

Ténis

Nuno Borges, tenista português, venceu o húngaro Zsombor Piros, esta quinta-feira. O atleta garantiu assim o acesso ao quadro principal de Roland-Garros. No encontro...

Outras Modalidades

A Seleção Nacional de squash feminino garantiu a subida à segunda divisão do Europeu durante o mês passado, após vencer a Eslovénia nas meias-finais,...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.