As grandes noites europeias regressaram esta terça-feira, na sétima jornada da EHF European League. Esta jornada ficou marcada pela vitória histórica do Águas Santas Milaneza frente ao Bidasoa Irun, por 28-25, e pelas vitórias do Sporting CP (26-31), que garantiu, frente ao Alpla HC Hard, a passagem aos oitavos de final da competição, e do SL Benfica (35-28), frente ao TATRAN Prešov, que se mantém na luta pela passagem à fase seguinte.
O Sporting CP entrou com o pé direito na Europa em 2023, com uma vitória por 26-31 na deslocação ao pavilhão do Alpla HC Hard, na Áustria. O encontro demonstrou-se equilibrado até aos 18 minutos de jogo, mas Francisco Costa colocou o Sporting a vencer por 8-9 e, desde aí, a vantagem não fugiu à equipa de Alvalade. Posto isto, o Sporting CP foi para o descanso a vencer por 12-17.
Na segunda parte, o desequilíbrio entre as formações foi notável, com os leões a serem destruidores e a estabelecerem uma vantagem de 14-21. Após isto, o Sporting CP ainda permitiu uma pequena aproximação dos austríacos, mas acabaram por ampliar a vantagem e vencer o encontro por 26-31.
Conforme já referido, com este resultado a formação verde e branca garante o apuramento para os oitavos de final da competição. A grande figura deste encontro foi Francisco Costa, lateral direito do Sporting CP, que apontou 12 golos, sendo o melhor marcador do encontro nesta vitória.
O próximo encontro europeu do Sporting CP será frente aos espanhóis do Granollers. Encontro este que servirá apenas para cumprir calendário, visto que os leões já garantiram a passagem aos oitavos de final da competição.
Já o SL Benfica encontrou e venceu o TATRAN Prešov no pavilhão da Luz. As águias venceram os eslovacos por 35-28, reforçando assim o quarto lugar do grupo A da EHF European League com seis pontos (quatro derrotas e três vitórias). Assim, o SL Benfica está a quatro pontos da linha de água, onde se encontra precisamente o TATRAN Prešov, com apenas dois pontos, e a oito do primeiro lugar do grupo, o Montpellier que, com 14 pontos, já garantiu a passagem aos oitavos de final.
O encontro iniciou com algum equilíbrio até metade da primeira parte. No entanto, o SL Benfica demonstrou-se superior e, com grandes momentos defensivos, conseguira uma vantagem de 10 golos antes de ir para o intervalo (21-11). Na segunda parte o inevitável aconteceu, a equipa da Luz não deixou fugir a vantagem alcançada no primeiro tempo, acabando por vencer o encontro por 35-28.
O grande destaque do encontro vai para o primeira linha espanhol do SL Benfica, Ander Izquierdo que, com sete golos em sete remates, conquistou 100% de eficácia na finalização, bem como uma assistência para golo, sendo assim o homem do jogo. O próximo encontro dos encarnados para tentar garantir a passagem aos oitavos de final é o Frisch Auf Göppingen, da Alemanha, onde atua o português Gilberto Duarte.