A fase de grupos da Liga Europeia de andebol terminou esta terça-feira com as equipas portuguesas a contabilizarem uma vitória e duas derrotas. Apesar do desaire, o Sporting CP já havia garantido o seu lugar nos oitavos de final, ao contrário do Águas Santas Milaneza que realizou o último jogo na competição esta época. Já o SL Benfica acabou por vencer num jogo em que, acontecesse o que acontecesse, a equipa da Luz já estaria nos oitavos de final.
O SL Benfica bateu o Fejér BÁL-Veszprém, na Hungria, por 26-35, conquistando a quarta vitória no grupo A. A equipa da Luz termina assim a fase de grupos com oito pontos conquistados – passa, assim, à próxima fase da competição, onde vai enfrentar o SG Flensburg-Handewitt, da Alemanha.
A primeira parte do encontro foi marcada por diversas vantagens parte a parte, mas o que é certo é que, com um parcial de 0-4 no fim da mesma, o SL Benfica foi para o balneário a vencer por três golos (14-17). Já no segundo tempo, a equipa portuguesa comandada por Chema Rodriguez estabeleceu uma vantagem de cinco golos. Vantagem essa que foi oscilando mas que nunca saiu das mãos dos encarnados. O SL Benfica batia assim o Fejér BÁL-Veszprém, por nove golos de diferença (26-35).
A grande figura do encontro foi Sergey Hernández, guarda-redes do SL Benfica, que, com uns notáveis 47% de eficácia entre os postas, contabilizou 11 defesas.
Já o Sporting CP acabou mesmo por perder diante dos croatas do RK Nexe, no Pavilhão João Rocha, por 28-34, contabilizando a terceira derrota na fase de grupos da competição, a segunda com os croatas e a primeira de 2023. A equipa de Alvalade termina assim a fase de grupos com 14 pontos conquistados – passa, assim, à próxima fase da competição, no segundo lugar do grupo C, onde vai enfrentar os espanhóis do Bidasoa Irun.
A primeira parte do encontro foi marcada por empates constantes. A primeira parte do encontro fechou com uma igualdade a 14 no marcador. Já no segundo tempo, a equipa portuguesa comandada por Ricardo Costa acabou por esbarrar contra um muro chamado Dominik Kuzmanovic. O guarda-redes da equipa croata foi a figura do encontro com 26 defesas realizadas e uma percentagem de eficácia de 51%. Com isto, a equipa leonina não conseguiu vencer a os croatas foram subindo no marcador até ao resultado final de 28-34.
Ao contrário do Sporting CP e do SL Benfica, o Águas Santas Milaneza concluiu a sua passagem pelas competições europeias, esta terça-feira. A equipa maiata enfrentou o Füchse Berlin, da Alemanha, perdendo por 23-29. De reforçar que esta equipa se encontra no primeiro lugar do grupo D. A equipa portuguesa contabiliza assim sete derrotas, dois empates e uma vitória nesta fase de grupos.
O encontro foi de sentido único. Os alemães iniciaram a partida com um parcial de 0-6 após um empate a dois golos. A partir desta vantagem, a mesma não voltou a fugir aos lideres do grupo D. A segunda metade do encontro foi também assinalada pelo domínio alemão, fechando o resultado em 23-29.
A equipa maiata fecha, ainda assim, uma participação histórica na competição, sendo a primeira vez que participou na mesma. Os grandes destaques deste desafio foram, à semelhança do que aconteceu nos restantes encontros das equipas portuguesas, os guarda-redes. Victor Kireev, do Füchse Berlin, contabilizou 10 defesas (50% de eficácia) e o Diogo Ribeiro que, com 8 defesas, teve uma eficácia de 42%.