A quarta jornada da fase de grupos da EHF European League ficou concluída esta terça-feira, com uma vitória e duas derrotas para as equipas portuguesas. A vitória sorriu mesmo ao Sporting CP, única das três formações de Portugal a jogar em casa. O pavilhão João Rocha recebeu os húngaros do Balatonfuredi KSE, vencendo por 35-32.
O jogo começou com a vantagem do lado da equipa forasteira, estabelecendo o resultado de 1-4. No entanto, o Sporting CP rapidamente se pôs na frente do marcador. Contudo, o resultado acabaria empatado ao intervalo, com 17 golos para cada lado. Na segunda metade, a equipa lisboeta colocou-se em vantagem. Os húngaros ainda procuraram ficar na frente, estabelecendo « de novo o empate, em 26-26, mas o Sporting CP foi mais forte e colocou-se, de forma definitiva, na frente do marcador.
O destaque do encontro vai para Milan Gostovic, jogador do Balatonfuredi, que marcou 10 golos, sendo considerado o melhor jogador em campo. Do lado verde e branco, Salvador Salvador foi o melhor marcador, com sete golos, agarrando assim o destaque nesta vitória do Sporting CP. Com isto, os ‘leões’ contabilizam duas vitórias e duas derrotas em quatro jogos , ficando, por enquanto, no quarto lugar do grupo C com quatro pontos, atrás do RK Nexe, da Croácia, do Granollers, de Espanha, e do Skjern, da Dinamarca, com oito, seis e seis pontos, respetivamente.
Na próxima jornada, o Sporting CP enfrente precisamente o terceiro classificado do grupo, o Skjern, numa deslocação à Dinamarca, no dia 6 de dezembro. De recordar que passam à próxima fase os primeiros quatro de cada grupo.
Na mesma situação que o Sporting CP está o SL Benfica. A equipa portuguesa que na época passada venceu esta competição, está de momento, no quarto lugar do grupo A, também com quatro pontos. No entanto, as ‘águias’ foram para a quarta jornada com duas vitórias e uma derrota, tendo a possibilidade de se colocar no terceiro lugar do grupo. Contudo, foi a casa do Kadetten, da Suíça – atual terceiro classificado do grupo com seis pontos – ,perder por 26-25.
O encontro entre ambas as equipas ficou marcado pelo equilíbrio no marcador do início ao fim do encontro. Ao intervalo, o resultado sorria à equipa da casa, que vencia por 13-12. O SL Benfica, no segundo tempo, andou atrás do resultado, estando sempre bastante perto do adversário. Tão perto que chegou ao empate e, já no fim do encontro, num sete metros ao cair do pano, o Kadetten acaba por sentenciar o jogo e derrotar a equipa portuguesa apenas por um golo.
A grande figura do encontro foi Sergey Hernández, guarda-redes da formação lisboeta, que realizou 16 defesas, tendo 41% de eficácia. O SL Benfica encontra-se no quarto posto e na próxima jornada da competição recebe o segundo classificado do campeonato francês e primeiro no grupo da competição europeia, Montpellier.
Apesar de ainda ser matematicamente possível, a equipa do Águas Santas encontra-se cada vez mais longe da passagem à próxima fase da European League. A equipa portuguesa que participa pela primeira vez na competição voltou a perder, contabilizando a quarta derrota em quatro jogos na competição, por 34-20, frente ao Fuchse Berlin, da Alemanha.
O jogo foi de sentido único para a equipa alemã, conseguindo logo uma vantagem de 4-0 no início do encontro. Ao intervalo, a equipa maiata perdia por 17-9. Na segunda metade, o domínio alemão manteve-se, com um grande destaque para Milos Vujovic, atleta do Fuchse Berlin, que apontou 13 golos, sendo o melhor marcador do encontro. O resultado ficou então fechado em 34-20.
Do lado do Águas Santas Milaneza, Gustavo Oliveira foi o maior destaque, sendo o melhor marcador dos maiatos, com oito golos apontados. O próximo encontro na competição é contra o HC Motor, da Ucrânia, que, tal como o Águas Santas, se encontra sem qualquer ponto conquistado nesta competição.