Os clubes portugueses presentes na EHF European League regressaram à competição esta terça-feira, na nona jornada da fase de grupos. O Sporting CP, que luta pelo primeiro lugar do grupo C, bem como o SL Benfica, apesar da segunda derrota consecutiva, garantiram já lugar nos oitavos de final da prova. Já o Águas Santas Milaneza já não consegue a passagem histórica aos oitavos de final da Liga Europeia, devido à derrota nesta ronda.
O Sporting CP venceu, esta terça-feira, o Balatonfüredi KSE, na Hungria, por 25-31. Os leões lutam pelo primeiro lugar do grupo C que, antes do início desta jornada, pertencia exclusivamente ao Nexe, da Croácia. Contudo, com esta vitória e com a surpreendente derrota dos croatas frente ao Alpla HC Hard (penúltimos classificados), os leões ficam em igualdade pontual com o Nexe. No entanto, estes últimos estão, ainda assim, na frente, devido ao encontro entre as duas equipas na Croácia, que sorriu aos homens da casa por 32-31.
Regressando ao encontro entre o Sporting CP e o Balatonfüredi KSE, a equipa lusa contou com uma primeira parte equilibrada, com empates constantes e lideranças partilhadas. Contudo, o resultado ao intervalo era de 13-15 a favor da equipa verde e branca. Na segunda metade do encontro, a história foi outra. O Sporting CP aplicou um parcial de 1-4, ficando a cinco golos de diferença. A partir desse momento, a vitória não escapou aos portugueses que, com este resultado, se mantêm na luta pelo primeiro lugar do grupo.
A grande figura do encontro foi Francisco Costa. O lateral direito do Sporting CP apontou nove golos no encontro. Na próxima jornada, os leões defrontam, no Pavilhão João Rocha, precisamente os croatas do Nexe, na última jornada da fase de grupos da EHF European League. É o derradeiro encontro pela conquista do topo – quem vencer, fica em primeiro lugar do grupo C.
O SL Benfica recebeu, no Pavilhão da Luz, os suíços do Kadetten. A equipa liderada por Chema Rodriguez procurava reforçar a passagem aos oitavos de final da competição. Algo que acabou realmente por fazer, mas não devido ao resultado conquistado em Lisboa. O SL Benfica perdeu por 27-28, valendo aos encarnados a derrota do TATRAN Prešov frente ao Frisch Auf Göppingen por 26-28.
No jogo realizado na Luz o equilíbrio instalou-se do início ao fim. A primeira parte contou com várias algumas vantagens para cada lado, terminando mesmo empatada a 13 golos. A segunda metade foi bastante parecida com a primeira. No entanto, o Kadetten conseguiu garantir a vitória por apenas um golo, devido a uma enorme exibição de Kristian Pilipovic, guarda-redes da formação suíça, que contou com 42% de eficácia entre os postes, contabilizando 18 defesas.
Com esta derrota, conforme foi referido, o SL Benfica mesmo assim garantiu a passagem à próxima fase da competição no quarto lugar do grupo A, com apenas seis pontos – três vitórias e seis derrotas. O próximo encontro, o último desta fase de grupos da Liga Europeia, é frente ao Veszpremi KKFT, da Hungria, o último classificado do grupo A com apenas uma vitória.
O Águas Santas Milaneza foi à Dinamarca enfrentar o Skanderborg Aarhus, segundo classificado do grupo D, com 14 pontos, onde perdeu por 33-26. Com esta derrota, a equipa maiata perdeu quaisquer hipóteses de passar à próxima fase da competição europeia, deixando, ainda assim, uma participação histórica nesta EHF European League.
O encontro frente à formação dinamarquesa foi de sentido único, tanto na primeira como na segunda metade do encontro. A partir do momento em que o Skanderborg Aarhus ficou na frente do marcador, nunca mais tornou a sair. O encontro ficou marcado pela enorme exibição de ambos os guarda-redes, tanto na baliza dos dinamarqueses como na do Águas Santas Milaneza. Kristoffer Lund Laursen, do Skanderborg, contabilizou 10 defesas (28% de eficácia), tal como Alexandre Magalhães (31% de eficácia).
O próximo e último encontro do Águas Santas Milaneza na EHF European League é frente ao Füchse Berlin, da Alemanha – o primeiro classificado do grupo D, com 18 pontos, ou seja, conta com nove vitórias em nove jogos.