As equipas portuguesas presentes na EHF European League enfrentam, esta terça-feira, mais uma jornada na competição. O Sporting CP procura, após garantir o seu lugar nos oitavos de final da competição, colocar-se nos lugares cimeiros do grupo C. O SL Benfica, atual detentor do título, em caso de vitória, conquista o lugar na próxima fase da competição. Já o Águas Santas Milaneza procura a segunda vitória europeia esta temporada – caso assim seja, mantém vivas as esperanças de seguir em frente nesta Liga Europeia.
O Sporting CP enfrenta, pelas 19h45 no Pavilhão João Rocha, os espanhóis do Granollers. Equipa esta que se encontra no segundo lugar do grupo C, em igualdade pontual com os leões. Em caso de vitória, a equipa de Alvalade ascende ao segundo posto, ou até, em caso de derrota do líder Nexe, da Croácia, ao primeiro lugar.
No último encontro entre ambas as equipas, o Granollers levou a melhor sobre os portugueses, vencendo em casa por 32-29. O treinador do Sporting CP, Ricardo Costa, pretende fazer melhor e corrigir o que não foi bem conseguido nos encontros transatos.
“É o nosso desejo, bem como retificar os nossos últimos dois resultados contra eles. Ainda não os conseguimos vencer e, acima de tudo, temos de fazer melhor do que já fizemos. Serviu-nos de bastante olhar para esses encontros, temos várias coisas a corrigir”, disse em declarações à Federação de Andebol de Portugal.
Ricardo Costa analisa ainda o jogo do Granollers, afirmando que o que os caracteriza é o controlo do mesmo “não perdem uma bola no ataque e são jogadores que, embora jovens, são taticamente muito evoluídos”. O técnico destaca ainda a agressividade defensiva dos espanhóis que tem causado “bastantes problemas” ao Sporting CP.
A equipa leonina encontra-se então no terceiro lugar, apenas atrás do Granollers e do Nexe, com 10 pontos, equivalendo a cinco vitórias e duas derrotas.
O SL Benfica vai enfrentar o Frisch Auf Göppingen, da Alemanha, na luta por um lugar nos oitavos de final da competição. As águias vão jogar fora de casa frente ao segundo classificado do grupo A da Liga Europeia, pelas 17h45. Os alemães encontram-se já apurados para a próxima fase, encontrando-se no segundo lugar do grupo com 10 pontos conquistados.
No último encontro entre ambas as equipas, o SL Benfica saiu derrotado, em casa, por 27-31. Resultado este que não seria favorável ao SL Benfica no jogo desta terça-feira, pois adiava o acesso da equipa portuguesa aos oitavos de final da competição. Com isto, Chema Rodriguez, treinador das águias, descreve o encontro como sendo “muito difícil”, e afirma querer a desforra, apesar das dificuldades que vai enfrentar.
O treinador espanhol do SL Benfica mostra-se, contudo, confiante, e diz que a passagem já está “praticamente assegurada”, querendo agora apenas subir na tabela classificativa.
“Sabemos que quanto mais acima ficarmos na classificação, melhor poderá ser o cruzamento nos Oitavos de Final. Queremos tentar alcançar o segundo lugar do grupo, sabemos que é muito complicado mas temos três jogos e temos que ganhar os três para conseguirmos ficar em segundo”, disse em declarações à Federação de Andebol de Portugal.
O SL Benfica encontra-se então no quarto lugar do grupo A da competição, com seis pontos, que contabilizam três vitórias e quatro derrotas. A equipa da Luz encontra-se atrás do Kadetten Schaffhausen, da Suíça, que detém oito pontos, do Frisch Auf Göppingen, da Alemanha, que conta com 10 pontos e, em primeiro lugar, estão os franceses do Montpellier HB, com um pleno de sete vitórias em sete jogos, têm 14 pontos.
O Águas Santas Milaneza vai defrontar o Eurofarm Pelister, deslocando-se à Macedónia do Norte para mais um encontro europeu. Os maiatos enfrentam os macedónios pelas 19h45 desta terça-feira numa luta acesa por um lugar nos oitavos de final da competição. Nenhuma das equipas se encontra já apurada para a próxima fase.
No último encontro entre ambas as equipas, o Águas Santas Milaneza saiu derrotado em casa por apenas dois golos de diferença (27-29). Ricardo Moreira, treinador da equipa portuguesa, afirma que, após a vitória história adquirida na jornada passada frente aos espanhóis do Bidasoa Irun, a equipa viaja para a Macedónia do Norte “com o mesmo espírito que temos entrado em todos os jogos da EHF European League”.
“Sempre à procura de manter os jogos nivelados, para que quando o jogo se aproxime do fim, consigamos estar em posição de discutir o jogo e trazer uma vitória. O Eurofarm Pelister é uma equipa com jogadores talentosos, de grande valia individual e bem organizada. Para ganhar este jogo, teremos que defender muito bem porque vamos encontrar uma equipa de grande nível”, afirmou em declarações à Federação de Andebol de Portugal.
Em caso de vitória, o Águas Santas Milaneza fica em igualdade pontual precisamente com o adversário desta jornada, com cinco pontos conquistados, alimentando ainda mais o sonho europeu. De momento, os maiatos encontram-se no último lugar do grupo, com três pontos, contabilizando, uma vitória, um empate e cinco derrotas, em igualdade pontual com os ucranianos da HC Motor.