O Águas Santas Milaneza venceu esta terça-feira o Bidasoa Irun, por 28-25, a contar para a sétima jornada da fase de grupos da EHF European League, naquela que foi uma vitória histórica para o clube português. Os maiatos conquistaram a primeira vitória de sempre na competição. Com esta vitória, o Águas Santas chega aos três pontos e fica em igualdade pontual com o quinto classificado do grupo D, Motor da Ucrânia.
O jogo ficou marcado por uma primeira parte bastante equilibrada entre ambas as formações, com a equipa espanhola a começar na frente. Contudo, a cerca de cinco minutos do intervalo, a equipa maiata vencia por 12-11, mas o marcador acabou mesmo por ir empatado a 14 golos no descanso.
Na segunda parte, pode-se dizer que correu quase da mesma forma. No entanto, o Águas Santas Milaneza, por volta dos 50 minutos de jogo, estabeleceu um parcial de 4-1, permitindo uma vantagem por quatro golos (28-24). Com este resultado no marcador, o Bidasoa Irun ainda marcou mais um, mas não serviu para evitar a festa da equipa portuguesa que venceu, pela primeira vez de sempre, um encontro na Liga Europeia, a segunda maior competição de clubes do andebol internacional.
Os grandes destaques do encontro vão para o central e o guarda redes da equipa da Maia. Respetivamente, Afonso Lima, que marcou seis golos e realizou cinco assistências, e Alexandre Magalhães que, com 13 defesas, deteve 34% de eficácia entre os postes.
Com este resultado, o Águas Santas Milaneza mantém-se no sexto e último lugar do grupo D, com três pontos conquistados (cinco derrotas, um empate e uma vitória). No entanto, está em igualdade pontual com os ucranianos do Motor e apenas a dois pontos da vaga de qualificação para a próxima fase – o quarto lugar -, ocupada pelo Eurofarm Pelister, da Macedónia do Norte – que será precisamente o próximo adversário dos maiatos na próxima jornada da Liga Europeia.