Os oitavos final da EHF European Cup vão receber, no mínimo, uma equipa portuguesa, o Madeira SAD. O SL Benfica, com a segunda mão da ronda 3 a ser disputada ainda no próximo dia 11, tem as portas abertas para a passagem e o ADA São Pedro do Sul ficou pelo caminho ao ser derrotado nas duas mãos.
O Madeira SAD fez história esta domingo, ao ultrapassar as islandesas do IBV Vestmannaeyjar. A formação madeirense perdeu a segunda mão desta ronda, em casa, por 22-24. No entanto, a vitória no primeiro encontro na Islândia por 23-30 levou o Madeira SAD aos oitavos de final da competição europeia.
O grande destaque deste encontro vai para a guarda-redes do conjunto português, Suelma Soares, que contou com 45% de eficácia entre os postes, contabilizando 16 defesas. A melhor marcadora das insulares foi Neida Duarte com cinco golos apontados.
O SL Benfica deslocou-se à Bósnia e Herzegovina para defrontar o ZRK Borac na primeira mão da roda 3 da European Cup. A equipa encarnada vai para a segunda mão, a ser disputada no dia 11 deste mês no Pavilhão da Luz, com 12 golos de vantagem, pois venceu por 22-34.
Os grandes destaques do encontro para a formação lusa foram três. A guarda redes do SL Benfica, Ana Ursu, realizou 10 defesas e as jogadoras Maria Unjanque e Constança Sequeira foram as melhores marcadoras do encontro com seis golos cada.
A segunda mão, conforme já foi afirmado, vai ser disputado no Pavilhão nº2 da Luz, pelas 15h30, no dia 11 de dezembro, domingo.
Já o ADA São Pedro do Sul e o Alavarium foram, das quatro equipas portuguesas em prova, as duas que acabaram por cair na ronda 3 da competição. O ADA São Pedro do Sul perdeu as duas mãos frente às turcas do Izmir BSNB SK, respetivamente, por 30-25 e 27-29.
Já a formação do Alavarium sofreu uma eliminação cujos encontros foram de sentido único para as adversárias, frente às polacas do Eurobud JSK Jaroslaw. Na primeira mão perdeu em casa por 26-36, já na deslocação à Polónia, este sábado, perdeu por 44-21.
Com isto, avança para os oitavos de final a equipa do Madeira SAD e o SL Benfica está a um passo do apuramento. Já ADA São Pedro do Sul e Alavarium ficam pelo caminho.