24 de Maio 2024 02:07
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Natação

Diogo Ribeiro bate recorde de Portugal dos 50m mariposa e avança à meia-final do Europeu

Diogo Ribeiro bateu o recorde mundial de juniores. Foto: Federação Portuguesa de Natação

O nadador Diogo Ribeiro bateu esta quinta-feira, no Foro Itálico de Roma, o recorde de Portugal (23,24 segundos) nas eliminatórias dos 50 metros mariposa do Campeonato Europeu de Natação. O atleta do SL Benfica apurou-se para a meia-final com o terceiro tempo entre os 57 nadadores inscritos. Também na meia-final está Camila Rebelo, que assegurou esta manhã a presença na meia final dos 200m costas ao terminar com o sexto tempo (2.12,10 minutos) entre as 25 nadadores inscritas.

Diogo Ribeiro, de apenas 17 anos, conseguiu baixar o máximo de Portugal em quatro centésimos – antes, estava fixado em 23,28. A meia-final com o a presença do português realiza-se às 17h00 (horário de Lisboa).

Recorde-se que Diogo Ribeiro faz uma temporada de alto nível até aqui. Em março, bateu dez recordes nacionais no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores, Absolutos e Longa Distância. Deteve seis recordes juniores e quatro absolutos. Dos absolutos, destaca-se justamente os 50 metros mariposa, cujo recorde foi batido, na ocasião em Coimbra, duas vezes por Diogo Ribeiro. A primeira vez com 23,69 segundos e a segunda vez com 23,54 segundos. Em abril, na Dinamarca, baixou a marca novamente para 23,28 segundos – agora mais uma vez superada.

Camila Rebelo, por sua vez, entra na meia-final logo em seguida, às 17h25. Recorde-se que a nadadora do Louzan é a recordista nacional dos 200m costas. Ela obteve os 2.10,41 quando conquistou há poucas semanas a medalha de ouro nos Jogos do Mediterrâneo superando o seu anterior máximo fixado em 2.11,18 a 3 de abril deste ano em Coimbra.

800m livres

Também nesta manhã, a nadadora Tamila Holub apurou-se para a final dos 800 livres com a marca de 8.34,25 minutos. A atleta do Sporting Clube de Braga obteve assim o quinto tempo entre as 25 nadadoras das eliminatórias. Diana Durães obteve o 14.º tempo (8.47,42). A final realiza-se esta sexta-feira, às 17h27.

O Foro Itálico de Roma recebe de 11 a 21 de agosto o 36.º Campeonato Europeu de Natação. Apontada como a principal prova internacional deste ano pela Federação Portuguesa de Natação, Portugal está representado na capital italiana com 16 nadadores, 10 na natação pura (de 11 a 17 de agosto), quatro nas águas abertas (de 18 a 21 de agosto) e dois na natação artística (11 a 15 de agosto).

Camila Rebelo, nadadora portuguesa. Foto: FPN

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Adaptado

Os nadadores Marco Meneses, Diogo Cancela, Daniel Videira e Tomás Cordeiro vão ser os representantes portugueses nas competições de natação dos Jogos Paralímpicos Paris-2024,...

Natação

O Fluvial Portuense sagrou-se, no passado fim de semana, campeão português de polo aquático pela quarta vez na história, ao vencer em casa o...

Adaptado

A seleção portuguesa arrecadou três medalhas e estabelceu 13 novos recordes nacionais nos Europeus Open de natação paralímpica, disputados no Funchal, resultados que a...

Adaptado

O português Diogo Cancela conquistou, esta terça-feira, a medalha de prata na prova dos 100 metros mariposa S8 dos Europeus Open de natação paralímpica,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.