O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, foi eleito, na passada terça-feira, vice-presidente da União Ibérica de Ciclismo (UIC). A eleição aconteceu durante a Assembleia Geral Constituinte do novo organismo, no Panamá.
O novo organismo internacional e intercontinental de ciclismo agrupa as federações europeias de Portugal, Espanha e Andorra, assim como as federações de ciclismo ibero-americanas, africanas e asiáticas de língua oficial portuguesa ou castelhana. Estiveram 28 países presentes na reunião, cujo presidente eleito na mesma foi o cubano José Manuel Peláez.
O primeiro Vice-Presidente é o panamiano Vicente Carretero, o vice-presidente para a área hispânica é o espanhol José López Cerróne e, por fim, Delmino Pereira é o vice-presidente para a área dos países de língua oficial portuguesa.
De realçar ainda os estatutos da UIC, que definem três objetivos primordiais. Ajudar a promover, difundir e desenvolver o ciclismo nos países seus filiados, para alcançar uma cooperação entre si e a busca do melhor desenvolvimento do ciclismo; favorecer o encontro, o diálogo e a partilha de informação e conhecimento entre as federações de expressão espanhola e portuguesa; e fomentar a criação dos projetos de assistência, intercâmbio, apoio e aliança que sejam necessários entre as federações ibéricas suas filiadas.
Derelembrar ainda que Delmino Pereira é também vice-presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), presidente da Comissão de Ciclismo de Estrada da UEC e membro da Comissão de Ciclismo de Estrada da União Ciclista Internacional (UCI).