6 de Dezembro 2024 17:00
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

COP divulga estudo sobre desporto nacional: “Portugal enfrenta uma longa e profunda crise de sustentabilidade”

Foto: COP

O Comité Olímpico de Portugal (COP) divulgou esta sexta-feira o resultado de um estudo solicitado à consultora PricewaterhouseCoopers (PwC) sobre “Áreas prioritárias e recomendações gerais para o setor do desporto em Portugal”. As 212 páginas da publicação podem aqui ser conferidas.

O estudo inicia-se com uma análise do setor no contexto europeu e do posicionamento de Portugal em relação aos seus pares. Posteriormente, reflete sobre os constrangimentos desportivos portugueses. Por fim, é apresentada uma sistematização das lições aprendidas com iniciativas internacionais e boas práticas, que serviram de base para recomendações gerais ao desporto português.

O estudo analisa ainda sistemas e soluções existentes em outros lugares da Europa e apresenta entrevistas com vários especialistas. As vulnerabilidades estruturais de longo prazo, incluindo subinvestimento, baixo nível de profissionalismo, baixos níveis de participação desportiva, pouca consciência da necessidade de inovar no esporte e questões de integridade e responsabilidade social são descritas no relatório.

Procurando contribuir para uma reflexão sobre o desporto português, o estudo “Áreas prioritárias e recomendações gerais para o desporto português” traça recomendações gerais que pretendem contribuir para uma reflexão estratégica estruturada e para o desenvolvimento de um plano de ação detalhado, conducente a um alinhamento estratégico mais eficaz.

O presidente da COP, José Manuel Constantino, analisou o momento do desporto português dentro do próprio relatório, em texto sob o título “Abrindo caminho para uma nova era do desporto em Portugal”, assinado por ele mesmo, na página 4.

“Portugal enfrenta uma longa e profunda crise de sustentabilidade do seu modelo desportivo, como evidenciam os números de desenvolvimento da participação e competitividade desportiva que colocam o país no fundo da Europa, que se agravaram ao longo da pandemia como se viu na primeira parte do séc. este trabalho realizado pela PwC em 2021”, começou por dizer Constantino.

 

“O estudo agora disponibilizado, reunindo evidências de estudos de casos internacionais, entrevistas exploratórias e abrangente pesquisa documental, representa um compromisso muito sério para construir as bases para uma política pública para o desporto há muito atrasada e adiada, alinhada dentro de uma estrutura sistêmica abrangente com diretrizes estratégicas e metas tangíveis que unem todos os atores em um esforço de mudança de jogo para capacitar o setor, aumentar seu capital humano e competitividade externa, ao mesmo tempo em que sai da posição marginal que ocupa atualmente nas políticas públicas do país”, acrescentou o presidente do COP.

No últimos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020, Portugal foi representado por 92 atletas, tendo conquistado uma medalha de ouro com Pedro Pichardo no salto triplo masculino. O país também conquistou uma medalha de prata e duas de bronze, sendo quatro o maior número de medalhas que já conquistou nos Jogos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Desporto Olímpico

As eleições dos Órgãos Sociais do Comité Olímpico de Portugal (COP) para o mandato 2025-2029 vão realizar-se no dia 19 de março de 2025,...

Desporto Olímpico

José Manuel Araújo apresentou, por estes dias, a candidatura à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP), ambicionando fazer mais e melhor. O antigo...

Desporto Olímpico

O advogado Alexandre Mestre vai candidatar-se à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP), revelou o próprio ex-secretário de Estado do Desporto e Juventude...

Desporto Olímpico

O Comité Olímpico de Portugal (COP) consagrou, esta quinta-feira, os melhores do desporto português no ano olímpico de 2024, durante a Celebração Olímpica (CO)...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.