23 de Maio 2024 12:26
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Cursos e Congressos

Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa aborda “competências para a vida através do desporto”

Foto: Daniel Leal/SM

O segundo dia do 9º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa está a decorrer este domingo, no Instituto Politécnico de Leiria. “Competências para a vida através do Desporto” foi o tema abordado, através do projeto ERASMUS+ Skills by Sport. O painel foi composto por Cátia Miriam Costa, Investigadora Integrada ISCTE-IUL, Raquel Matoso Silva, também do ISCTE,  e pelos treinadores e mentores na implementação piloto do projeto, Pedro Sequeira e Aldo Costa.

A temática começou com uma breve apresentação de Raquel Matoso Silva acerca do projeto apresentado. Foram partilhadas diversas atividades direcionadas a atletas e a treinadores. Isto com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a influência que o treinador tem nos seus atletas, a diversos níveis. Cátia Miriam Costa partilhou ainda o processo feito durante os seus estudos e o resultado dos mesmos. O objetivo passaria por saber quais as competências desenvolvidas através do desporto e quais as transmissíveis do deporto para o desempenho no mercado profissional.

Aldo Costa, vice-presidente da Confederação de Treinadores de Portugal (CTP), fala sobre o papel do treinador e a forma como comunica com os alunos sobre esse mesmo tema. Pedro Sequeira, presidente da CTP, aborda a formação que acabam por realizar.

“A formação que nós fizemos não foi uma formação passiva. O que aconteceu foi colocar os treinadores a explicar, dentro da sua opinião, quais os seus desafios, as suas ideias e, a partir daí, fazer a sua consciencialização”, afirmou Pedro Sequeira.

O presidente da CTP aborda ainda o facto dos treinadores acabarem por formar os seus atletas não só num processo desportivo, mas como num processo geral daquilo que é a vida. “Ao dizermos ao atleta, por exemplo, que ele tem de chegar a horas ao treino, o atleta acaba por chegar a horas ao treino, depois à escola…”, disse.

Cátia Miriam Costa acaba por falar acerca da consciencialização, pois, por vezes, tanto atletas, como treinadores, acabam por não ter consciência desses atos que acabam por desenvolver ao longo do tempo. Aldo Costa aborda esse mesmo assunto, dizendo que é essencial trabalhar este nível de consciência e desenvolver todo “este avalanche de competências transversais”. Afirma ainda que esta consciencialização é, de facto, mais importante nos treinadores e atletas mais experientes, porque estes têm de ter e, de forma geral, têm, uma ideia daquilo que é o futuro, no final da sua carreira desportiva, dando o exemplo de Tarantini, primeiro futebolista a concluir um doutoramento.

O presidente da CTP, também diretor da SportMagazine, acaba por comparar um treinador profissional com aquele que é um treinador voluntário. Apesar da clara diferença entre ambos, Pedro Sequeira destaca a consciencialização que é necessária de ser feita, principalmente por quem tem uma vida para além do ser treinador.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assumiu, pela nona vez, a coordenação nacional e a implementação da estratégia e ações da Semana...

Atualidade

O Ética Summit tem ainda como tema a Violência no Desporto, contando com diversos painéis direcionados para o mesmo. A conferência ‘O desporto e...

Atualidade

O Ética Summit 2023 deu início às 19h15 desta sexta-feira. A segunda edição deste evento teve no painel inicial, sob o tema ‘Desporto Século...

Cursos e Congressos

O Ética Summit 2023 dá início esta sexta-feira, tendo término no domingo, dia 10. De realçar que este evento decorre num formato exclusivamente online,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.