Os Comités Olímpicos Nacionais (CONs) da Europa aprovaram a criação da Agenda Estratégica 2030 dos Comités Olímpicos Europeus (EOC) e a implementação do Código de Ética, reafirmando o seu compromisso com a Carta Olímpica e os seus princípios fundamentais.
Spyros Capralos, presidente dos EOC, destacou a importância desta Agenda Estratégica 2030 e acredita que, com esta criação leva a um melhor futuro para a família olímpica europeia.
“Garantimos que a Agenda Estratégica 2030 dos EOC está estreitamente alinhada com as recomendações e prioridades estabelecidas na Agenda Olímpica 2020+5. A juntar a isto, a integração das contribuições inestimáveis dos nossos CONs colocou os EOC em posição de garantir o maior apoio até ao momento. Este é apenas o começo de uma jornada emocionante, uma jornada que nos unirá através do poder do desporto para melhorar a vida dos europeus”, afirmou o presidente dos EOC.
Esta aprovação serviu para ajudar a moldar a direção futura do desporto europeu, funcionando como uma rota para o sucesso desportivo num ambiente em constante mudança. De realçar que José Manuel Araújo, secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal, também faz parte do Comité Executivo dos EOC, cujo líder é Djordje Visacki.