Ontem (26/03), a Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) celebrou o seu 21.º aniversário, data que reforça o papel dos atletas Olímpicos fora das suas carreiras desportivas.
De acordo com um comunicado enviado à SportMagazine, a CAO quer continuar a garantir a «valorização dos atletas, apostando na sua formação e proporcionando-lhes programas para o desenvolvimento de carreiras duais e também na preparação do pós-carreira com programas de transição de carreira», pode ler-se no documento.
Em 2023, a entidade pretende dar continuidade ao Programa “Atletas Speakers”, «que visa apoiar os atletas a desenvolverem as suas capacidades de comunicação, através de uma formação personalizada e centrada nas suas histórias e vivências, e tem por objetivo torná-los melhores comunicadores».
A Comissão de Atletas Olímpicos pretende continuar a desenvolver o Programa de Mentoria, que procura aproximar jovens atletas a atletas olímpicos, e que deverá sem complementado com workshops desenvolvidos pela entidade.
No mês de maio, para assinalar o seu 21.º aniversário, a entidade liderada por Diana Gomes, vai organizar, entre 5 e 7 de maio, o o “Olympic Athlete Summit”, um encontro que visa juntar os atletas olímpicos num fim-de-semana de convívio e atividades, na Serra da Estrela. Em outubro, a CAO terá ações focadas no sono, saúde mental e no pós-carreira.