20 de Março 2025 05:11
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Judo

Com cinco judocas, Seleção Nacional termina ano no Masters de Jerusalém

Catarina Costa, judoca portuguesa. Foto: IJF

A Seleção Nacional de judo arranca esta terça-feira na última prova do ano. Com baixas relevantes, a equipa portuguesa será representada por cinco judocas no Masters de Jerusalém: Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Rodrigo Lopes (-60 kg). A competição decorre até a quinta-feira, entram os 36 melhores judocas de cada uma das 14 categorias.

Devido a lesão, não participam da competição o bicampeão mundial Jorge Fonseca, além das multimedalhadas Telma Monteiro e Bárbara Timo. A equipa portuguesa terá como representante técnico o treinador Marco Morais. A expetativa é que três judocas regressem a tempo para competir no Grand Prix de Portugal, entre 27 e 29 de janeiro, em Almada.

Sobre a última prova do circuito da federação internacional (IJF), o Masters, Portugal terá no primeiro dia a presença no tatame de Patrícia Sampaio, que este ano subiu ao pódio no Grand Slam de Tel Aviv, também em Israel, a regressar em competição depois de seis meses a recuperar de uma cirurgia ao ombro. O objetivo para a prova é “voltar-me a sentir-me a Patrícia antes da lesão”, destacou a atleta, em declaração ao Comité Olímpico de Portugal (COP).

Patrícia Sampaio (29.ª) vai encontrar na ronda de abertura a coreana Jeongyun Lee, 18.ª do ranking mundial. “Tenho trabalhado bastante e para o Masters espero avançar alguns combates no quadro e amealhar uma boa quantidade de pontos para a qualificação Olímpica”, disse.

Catarina Costa é a portuguesa presente com melhor posição no ranking mundial – 7.º lugar. Em -48kg irá encontrar na ronda inicial Blandine Pont, da França, 30.ª colocada. Em -52kg, Joana Diogo, 24.ª, terá como a primeira adversária será a americana Katelyn Jarrell, 22.ª.

Rochele Nunes (12.ª), em +78kg, é a única judoca portuguesa a beneficiar de isenção na ronda de abertura – ela terá de esperar para conhecer a adversária que sairá do combate entre Sophio Somkhishvili (Geórgia, 19.ª) e Renee Lucht (Alemanha, 24.ª). Em masculinos, Rodrigo Lopes (35.º), na prova de -60kg, irá defrontar Salih Yildiz, da Turquia (38.º).

Masters de Jerusalém

Terça-feira, 20 dezembro

Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg) e Rodrigo Lopes (-60 kg).

Quarta-feira, 21 dezembro

Sem portugueses.

Quinta-feira, 22 dezembro

Patrícia Sampaio (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Judo

O ano de 2024 foi carregado de emoções no que diz respeito ao judo. Destaque, claro, para a medalha de bronze alcançada por Patrícia...

Judo

A judoca Telma Monteiro confirmou, esta semana, que encerrou o seu percurso olímpico ao não apurar-se para Paris-2024, numa conversa com os jornalistas na...

Judo

Sérgio Pina foi reeleito presidente da Federaçao Portuguesa de Judo (FPJ), para o quadriénio 2024-2028, na Assembleia Geral eleitoral do organismo realizada na sede...

Desporto Olímpico

A judoca Patrícia Sampaio conquistou, esta quinta-feira, a medalha de bronze em -78 kg nos JO Paris-2024, após bater a japonesa Rika Takayama por...

©2025 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.