O argentino Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) venceu, esta sexta-feira, a oitava etapa da 85.ª Volta a Portugal, após fuga, em Fafe, onde o português Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) conservou a liderança da classificação geral individual.
Contte cumpriu os 182,4 quilómetros entre Viana do Castelo e Fafe em 4h24m5s, batendo ao sprint o espanhol Andoni López (Euskaltel-Euskadi) e o português Rafael Reis (Sabgal-Anicolor), segundo e terceiro classificados, respetivamente. O pelotão chegou mais de 10 minutos depois.
A classificação geral continua a ser liderada por Eulálio, com 21 segundos de vantagem sobre o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), vencedor de 2023, e 55 sobre o espanhol Mikel Bizkarra (Euskaltel-Euskadi), terceiro colocado.
Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), nos pontos, Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), na montanha, e Jaume Guardeño (Caja Rural-Seguros RGA), na juventude, seguraram as respetivas camisolas. Por equipas “manda” a Euskaltel-Euskadi.
Dias de decisão
“A Volta a Portugal vai chegar ao fim de semana decisivo. No sábado corre-se a nona etapa. Começa na Maia e termina em Mondim de Basto, no alto da Senhora da Graça, chegada coincidente com um prémio de montanha de primeira categoria. Os 170,8 quilómetros incluem as subidas da serra do Marão (km 93,1, 1.ª categoria), Velão (km 108,5, 4.ª categoria) e Barreiro (km 129,7, 1.ª categoria), antes da ascensão ao Monte Farinha, onde termina a etapa. A décima e última etapa, no domingo, corre-se em Viseu. Será o maior contrarrelógio da Volta a Portugal desde 2016, 26,6 quilómetros de esforço solitário”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Por: Pedro Silva
Foto: DR