No passado domingo, a nadadora Catarina Monteiro terminou um estágio do seu plano individual de preparação olímpica em Serra Nevada, Espanha. Este acontecimento permitiu à atleta estagiar com alguns dos grandes nomes da natação internacional, em particular com uma das suas referências, Mireia Belmonte, a campeã olímpica dos 200m mariposa.
“Treinar num grupo tão competitivo, onde todos somos profissionais, temos objetivos ambiciosos e a meu ver é sempre muito produtivo e torna o processo mais fácil. Por um lado, é bom ter com quem partilhar esta ‘dor’ do treino, e por outro lado acaba por tornar o treino mais competitivo promovendo mais momentos de superação. É sempre bom treinar em condições de maior dificuldade para nos superarmos”, disse Catarina Monteiro em declarações ao Clube Fluvial Vilacondense.
Já com o hábito de realizar estágios deste género, a nadadora afirma estar “numa fase diferente” da sua carreira, em que “os resultados não têm saído como esperava”. Com isto, Catarina Monteiro teve como objetivo para este estágio a superação diária, o aproveitamento do grupo e o aumento do volume de treino.
Conforme foi já referido, este estágio deriva do plano individual de preparação olímpica. Posto isto, Catarina Monteiro define os objetivos para toda esta época desportiva.
“O grande objetivo é chegar ao Mundial e apurar me para os Jogos Olímpicos, mas antes disso quero focar-me em voltar a encontrar a confiança para os principais momentos de competição. Até março o grande objetivo é manter a qualidade de treino e preparar-me para competir a um nível tão bom como o que consigo nos treinos”, disse.

Ana Catarina Monteiro, nadadora portuguesa. Foto: Federação Portuguesa de Natação
De recordar que a atleta tem vindo a ter resultados bastante positivos este ano, com grandes marcas alcançadas, por exemplo, no Open de Espanha, em abril, nomeadamente a vitória nos 200 metros mariposa, e a final do europeu em agosto.