30 de Setembro 2022 07:34
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Natação

Catarina Monteiro chega ao Europeu leve e sem pressão: “Voltei a encontrar aquela confiança que estava a faltar…”Exclusivo 

Catarina Monteiro é especialista nas provas 100m e 200m mariposa. Foto: FPN

Portugal começou muito bem o Campeonato Europeu de Natação. Além da já histórica medalha de bronze com Diogo Ribeiro nos 50m mariposa, a Seleção Nacional ainda somou outras duas finais com Camila Rebelo a terminar em 5.º nos 200m costas e Tamila Holub em 7.º nos 800m. Prestações que foram antecedidas por discursos leves, a tirar o peso da obrigação por resultados. E que funcionaram e são repetidos por uma das estrelas da natação portuguesa, Catarina Monteiro, que vai competir nas suas duas especialidades: os 100m e 200m mariposa.

Catarina Monteiro possui, agora ao lado de Camila Rebelo, a melhor posição já alcançada por uma nadadora portuguesa em Europeus, quando terminou em Glasgow 2018 num então inédito 5º lugar feminino na sua prova mais forte, os 200m mariposa – em que é recordista nacional (2.08,03 minutos).

Vindo de uma medalha de prata nos Jogos do Mediterrâneo e de uma longa preparação com foco nesta competição no Foro Itálico de Roma, Catarina Monteiro afirmou à SportMagazine que voltou a fazer uma boa preparação após uma série de situações que a tem atrapalhado nos últimos anos. E, apesar de tirar de si o peso da responsabilidade para repetir o que fez por exemplo em 2018, mostrou-se confiante.

“Sinto que foi todo um processo até chegar aqui. Uma montanha russa de emoções, e só recentemente voltei a ter sensações como tinha antes de toda a situação de pandemia que vivemos os últimos anos. O trabalho duro está feito e as sensações são muito positivas. Agora é desfrutar do momento e tentar tirar o melhor de mim”, afirmou a atleta vilacondense de 28 anos.

“Desde janeiro deste ano que finalmente voltei a conseguir fazer uma preparação sem percalços maiores, e desde os Jogos do Mediterrâneo que voltei a encontrar aquela confiança que estava a faltar e consegui ainda elevar os meus registo de treino. Agora é momento de tentar transferir isso para a competição”, acrescentou.

Catarina Monteiro compete nos 100m mariposa este domingo, enquanto a prova dos 200m acontece na terça-feira. Ano passado, Ana Catarina Monteiro foi a 33.ª nos 100 mariposa com o tempo de 1.00,83, enquanto ficou à porta da final dos 200 mariposa do Europeu de Budapeste (Hungria) ao classificar-se na nona posição das meias-finais.

“Não tenho tido a sorte do meu lado na fase final da preparação para os campeonatos da Europa, ano passado estive infetada com Covid-19 a menos de três semanas do Campeonato da Europa e acabei por ficar no nono lugar. Este ano, em piscina curta, uma apendicite também me afastou do campeonato”, lembrou.

Por outro lado, recorde-se que nos Jogos do Mediterrâneo, em Oran, em julho passado, a nadadora treinada por Fábio Pereira terminou a prova com um tempo de 2.09,32 minutos, o melhor desde 2019. A atleta do Fluvial Vilacondense só foi batida na ocasião pela bósnia Lana Podar, que nadou a distância em 2.09,18.

Outra boa previsão fica por conta das condições para na “entrylist” do Europeu. Catarina figura entre as oito melhores (está no sétimo posto) dentre as atletas nos 200m mariposa – o que gera alguma expetativa por mais uma final. Nada, entretanto, que tire o foco da nadadora em apenas fazer o seu melhor.

“Quero desfrutar muito desta competição. Os campeonatos da Europa são das competições que mais me motivam sem dúvida. Voltar a repetir a final, e aproximar-me das minhas melhores marcas da vida são os principais objetivos, que caso consiga concretizar sinto que estou no caminho certo para preparar o apuramento para Paris”, destacou.

Por fim, sempre é importante destacar que Catarina Monteiro alcançou, o ano passado, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o melhor resultado olímpico de sempre da natação feminina, ao chegar à meia-final e terminar no 11.º lugar nos 200 metros mariposa.

Sábado 3.º dia (13/08)

Diogo Ribeiro 100M

Camila Rebelo e Rafaela Azevedo 50C

Gabriel Lopes 200B

Domingo 4.º dia (14/08)

Ana Catarina Monteiro 100M

João Costa e Francisco Santos 200C.

Segunda-feira 5.º dia (15/08)

Camila Rebelo e Rafaela Azevedo 100C.

Terça-feira 6.º dia (16/08)

Diogo Ribeiro 50L

Ana Catarina 200M

João Costa e Francisco Santos 100C

Ana Pinho 50B

Gabriel Lopes 200 Estilos.

Quarta-feira 7.º dia (17/08)

(sem portugueses)

Catarina ao lado do treinador Fábio Pereira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Foto: Catarina Monteiro/Instagram

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Natação

Portugal confirmou esta quarta-feira a sua melhor participação de sempre nos Campeonatos da Europa de natação. Pela primeira vez, o país alcançou a marca...

Natação

A nadadora Tamila Holub foi a única representante portuguesa a alcançar o pódio no Mare Nostrum – 34e Meeting International de Canet-en-Roussillon 2022. A...

Natação

Um dia depois de Mariana Cunha vencer a final A dos 100 metros mariposa, o Campeonato de Espanha Open teve mais uma portuguesa no...

Natação

A portuguesa Mariana Cunha venceu esta segunda-feira a final A dos 100 metros mariposa, do Campeonato de Espanha Open. Ana Catarina Monteiro, outra representante...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.