Portugal conheceu esta sexta-feira os adversário no Campeonato da Europa sub-20 Masculino, prova que irá realizar-se em solo nacional. A Seleção lusa estará no Grupo A ao lado das congéneres da Noruega, Polónia e Espanha. O selecionador nacional Carlos Martingo teve a oportunidade de escolher o grupo a disputar, após o sorteio dos potes 1, 3 e 4, pelo facto de Portugal ser o país organizador do torneio. Após o evento realizado em Gondomar, ele justificou a escolha como estratégica.
“Escolhemos a pensar um bocadinho mais à frente no Main Round. É evidente que qualquer escolha que nós fizéssemos seria sempre um grupo difícil. Também temos algum conhecimento das equipas que participaram já nos Europeus anteriores e optámos por escolher este grupo. Poderia ter sido melhor, mas o sorteio é o que é e nós sabemos que para concretizarmos os nossos objetivos, temos que jogar com as melhores equipas do mundo, este Europeu será de uma dificuldade elevadíssima e, portanto, qualquer que fosse a nossa escolha seria sempre uma escolha difícil”, avaliou o treinador em conferência de imprensa.
Carlos Martingo admitiu inclusivamente que uma das razões para a escolha foi evitar a Alemanha, uma das favoritas da competição. Questionado sobre a possibilidade de medalhas, o treinador evitou estipular objetivos, mas elogiou a competição e os jogadores que têm à disposição.
“É evidente que todos nós pensamos em fazer um bom resultado mas não quero estar a falar em medalhas, queremos sim fazer um bom trajeto. Sabemos que temos bons jogadores e uma boa equipa mas também sabemos que estamos a jogar contra os melhores jogadores do mundo desta geração, contra as melhores seleções do mundo e, nesse nível, às vezes ganham uns, outras vezes ganham outros, mas acreditamos que podemos fazer um bom resultado em nossa casa”, disse.
“Evidentemente que é um geração muito boa, muitos deles até com passagens pela Seleção A, com experiência de Primeira Divisão e portanto penso que esta mistura de diferentes tipos de andebol que muitos deles apresentam nos torna uma seleção muito perigosa para todas as outras. É evidente que precisávamos ter um leque mais alargado de escolha, mas não posso me queixar da qualidade e quantidade de jogadores que temos”, terminou por dizer Martingo.
O Campeonato da Europa de Sub-20 terá lugar de 7 a 17 de julho, nas cidades de Gondomar, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.