24 de Maio 2024 02:07
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Adaptado

Carla Oliveira venceu grávida a medalha de ouro no Copa do Mundo: “Não me vejo sem a boccia”Exclusivo 

Carla Oliveira, atleta paralímpica da boccia. Foto: Carla Oliveira/Instagram

A atleta de boccia Carla Oliveira conquistou grávida a medalha de ouro na Copa do Mundo disputado na Póvoa do Varzim. Aos 33 anos, a atleta que pertence aos quadros do Futebol Clube do Porto contou à SportMagazine que competiu no passado mês de julho poucas semanas após revelar à equipa que esperava um bebé. E assim alcançou o lugar mais alto do pódio.

Carla Oliveira possui duas participações nos Jogos Paralímpicos – Rio de Janeiro, em 2016, e Tóquio, em 2021, onde conquistou o quarto lugar em pares [com Pedro da Clara]. A paralímpica concedeu entrevista à nossa reportagem sobre o seu trajeto, as recentes conquistas e sobre o seu futuro – para já, ela não tem previsão de regressar ao desporto, o que entretanto ainda deverá voltar a ocorrer. Publicaremos aqui um fragmento de uma reportagem que será publicada na íntegra na 3.ª edição da nossa revista, que sairá em setembro para assinantes – se ainda não é, saiba como fazer para integrar o nosso grupo de leitores e colaborar com o nosso projeto.

A atleta da classe BC 4 encontra-se grávida de seis meses. Carla Oliveira confessou que, no início, acabou por não contar a ninguém da situação, competindo de igual forma, o que a levou a um certo cansaço. No entanto, a atleta não deixou de treinar e de conquistar medalhas ao serviço da Seleção Nacional.

“Na realidade, a fase mais difícil da gravidez foi o primeiro trimestre, pelo cansaço. Não tinha muita energia. Foi um início de ano complicado. Tive também paralisia facial, paralisou-me a cara do lado direito, assim uma coisa que aconteceu sem explicação. Tive de tomar medicação para conseguir voltar a ter a cara funcional. Felizmente, foi algo muito ligeiro, mas na altura pensava que a medicação me estava a desleixar hormonalmente, mas já estava grávida sem saber. Mas não contei nada à equipa técnica, nos primeiros meses ninguém soube que eu estava grávida”, afirmou.

“Pensavam que por me terem aumentado a carga de treinos e eu me estar a queixar que estava cansada era até desculpa da minha parte, que não queria estar a trabalhar tanto ou estava muito resistente à mudança, ao aumento da carga, porque foi nessa altura em que começámos a ter treinos bidiários durante três dias da semana”, acrescentou a atleta do FC Porto.

O nascimento do bebé de Carla Oliveira está previsto para novembro, pelo que, segundo a própria, não irá participar no Campeonato do Mundo, que se irá disputar no final do ano. Contudo, a atleta, apesar de não ter a certeza de quando regressa, garantiu que ainda pretende voltar aos grandes palcos da modalidade – embora não tenha definido data para isso. “Não me vejo sem a boccia”, garantiu.

“Percebi que esta Copa do Mundo foi o final de um ciclo. Eu tenciono continuar a treinar, mas de qualquer maneira o meu foco e compromisso maior já está a abrandar porque o que vier dai será bónus e o foco é a situação pessoal. Enquanto atleta, cresci muito enquanto pessoa. Sinceramente, não consigo definir prazos, daqui a quanto é que vou voltar ao Boccia”, disse Carla Oliveira.

Carla Oliveira é natural de Lourosa, Santa Maria da Feira. A atleta paralímpica tem distrofia muscular das cinturas, mas isso nunca limitou de alçar os maiores voos na carreira e agora viver o despertar de um novo amor: ser mãe.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Ginástica

João Teles, Gonçalo Sampaio, Nuno Santos e Vicente Colaço. São estes os quatro nomes que fizeram de Portugal campeão europeu de ginástica acrobática, este...

Rugby

Portugal fez história, este domingo, ao conquistar a primeira vitória de sempre num Campeonato do Mundo de rugby, batendo as Fiji por 24-23 –...

Rugby

Portugal perdeu, este domingo, diante da Austrália, por 34-14, em jogo do Grupo C do Mundial 2023 de rugby, em Saint-Etienne. Portugal esteve a...

Voleibol

A Seleção Nacional de voleibol venceu, este domingo, o Israel por 3-0 (25-22, 25-21 e 25-12), garantindo assim, por agora, o segundo lugar da...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.