Mariana Machado, atleta sub-23, bateu o recorde nacional da categoria na sua estreia em Campeonatos Mundiais ao ar livre, fazendo 5.000 metros em 15min18s09. O antigo recorde nacional era de 15min21s05 e pertencia a Inês Monteiro. O recorde tinha cerca de 20 anos, ocorreu a 15 de junho de 2002, em Lisboa.
“Foi muito bom. O primeiro objetivo, recorde pessoal, foi passado, o segundo, recorde nacional, também. Havia um terceiro, caso a prova fosse num ritmo possível, poderia, por milagre passar à final. Não aconteceu [foi 12ª], mas estou muito satisfeita, porque esses dois objetivos principais foram cumpridos”, afirmou a atleta.
Após esta prestação, Mariana Machado diz estar motivada para conseguir melhor e chegar à final. Realça ainda que, apesar de algumas mudanças estratégicas a meio da época, que valeu totalmente a pena participar.
“É nestas competições que conseguimos experiência para, nos anos seguintes, conseguir alcançar lugares de finalista e medalhas. Todas as vezes que consegui medalhas no meu escalão precisei sempre ter uma participação em que não consegui ganhar nada. Só nas seguintes é que trouxe medalha para Portugal ou um lugar de finalista”, disse.
Mariana Machado está agora de olhos postos no Europeu. Competição que, segundo a atleta “era o objetivo no início da época”.