Após o ouro de Lenine Cunha e uma mão cheia de medalhas de prata para Portugal na terça-feira, a comitiva portuguesa manteve-se forte e, esta quarta-feira, continuou com o bom ritmo. Uma medalha de ouro, outra de prata a, por fim, uma de bronze, foram as conquistas portuguesas de quarta-feira.
O ouro acabou por surgir para o sujeito do costume. Lenine Cunha subiu ao lugar mais alto do pódio, no heptatlo, onde obteve 2198 pontos. Inês Fernandes regressou também ao pódio, no segundo lugar do lançamento do martelo – 36,98 metros.
O atleta Cristiano Silva Pereira participou nos 3000 metros obstáculos, com uma marca de 11m43,71s, conquistando, assim, a medalha de bronze.
Para além dos medalhados, Joana Silva conquistou um quarto lugar nos 5.000 metros. Igor Oliveira qualificou-se para a final dos 200 metros, com a melhor marca das eliminatórias – 22,32s.
Com as performances de todos os atletas lusos, Portugal encontra-se, de forma coletiva, na segunda posição, ficando apenas atrás da França.
“Ainda vamos a meio, mas esta competição está a correr bem, com muitos de nós a cumprirem os seus objetivos e outros a estarem perto de os alcançarem. Queremos ser campeões da Europa coletivamente e é para isso que estamos a trabalhar. Pessoalmente procuro marca de qualificação para os Jogos Paralímpicos, sendo que não está fácil, mas não vou desistir”, disse o capitão da equipa, Lenine Cunha.
Esta quinta-feira há descanso para os atletas portugueses. A comitiva volta na sexta-feira, a partir das 9hoo.