27 de Novembro 2024 15:48
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Surf

Campeonato Nacional chega à última prova da época com 12 surfistas na luta pelo título

Joaquim Chaves é um dos candidatos ao título nacional. Fotos: Jorge Matreno/ANSurfistas

A cerca de um mês para a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2022, 12 surfistas ainda disputam o título da primeira divisão nacional desta temporada numa prova que vai-se decidir na quinta e última etapa da competição, no Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2022. A etapa final do campeonato realiza-se de 28 a 30 de outubro, em Peniche.

O líder do ranking é Guilherme Ribeiro, que soma 2.600 pontos, com vantagem de 120 pontos face ao 2º classificado. São ainda candidatos ao título: Guilherme Fonseca (2.º classificado), Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes, João Moreira, Vasco Ribeiro, Afonso Antunes, Francisco Almeida, Joaquim Chaves, Francisco Mittermayer, Luís Perloiro e Frederico Morais. A classificação completa pode aqui ser conferida.

Não estão mais elegíveis ao título os surfistas Halley Baptista e Arran Strong. Ambos estão matematicamente na corrida para vencerem a Liga MEO Surf 2022, mas não estão legalmente habilitados para serem campeões por não terem cidadania portuguesa.

“Com Guilherme Ribeiro a partir na liderança e com a licra amarela Go Chill, há muitos adversários nesta luta particular que prometem dar tudo por terminar na frente do ranking. Alguns mais experientes nestas andanças, outros em estreia. Vários estão a pouca distância da liderança, enquanto outros têm uma matemática mais complicada pela frente. Mas todos com o sonho vivo na luta pelo maior troféu do surf nacional”, destacou a Associação Nacional de Surfistas (ANS).

Recorde-se que o título nacional feminino já foi conquistado de forma antecipada por Teresa Bonvalot, no Allianz Ribeira Grande Pro, no passado mês de junho.

A ANS conversou com três dos 12 candidatos ao título: Joaquim Chaves, Francisco Mittermayer e Luís Perloiro. Abaixo, reproduzimos abaixo as entrevistas com os surfistas lusos.

Luís Perloiro també está na disputa. Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas

ANS – Estás surpreendido por chegarem tantos surfistas à etapa final na luta pelo título? Em que posição te colocas nesta luta?

Joaquim Chaves – A minha expectativa passa por ganhar a etapa, como em qualquer etapa em que entro. No ano passado a etapa de Peniche foi aquela em que fiz o meu melhor resultado, por isso as minhas expectativas são altas. Vou para ganhar!

Francisco Mittermayer – As minhas expectativas passam, sobretudo, por melhorar ou igualar o resultado que fiz na Ericeira, onde cheguei às meias-finais e fui 3.º classificado.

Luís Perloiro – O facto de tantos surfistas chegarem à etapa final na luta pelo título, torna esta decisão muito mais interessante. As expectativas são muito altas para esta última etapa, pois vai haver uma grande disputa entre vários atletas e isso é muito interessante de ver e acompanhar.

ANS – Qual o surfista que consideras a maior ameaça nesta luta e qual o que mais gostavas de ver como campeão?

Joaquim Chaves – Considero que todos os candidatos ao título são grandes ameaças e têm muitas hipóteses de fazer um bom resultado. A pessoa que gostava de ver como campeão era eu! Há muitos bons surfistas atualmente na Liga MEO Surf e penso que vai ser uma boa luta.

Francisco Mittermayer – Considero que todos os surfistas envolvidos nesta luta são fortes candidatos ao título. Mas, sem dúvida, que gostava de ser eu o campeão nacional.

Luís Perloiro – Considero que a maior ameaça é o Guilherme Ribeiro. E também é aquele que mais gostava de ver ser campeão nacional. Ultimamente tenho passado algum tempo com ele e gosto muito dele. Também me dou muito bem com o Guilherme Fonseca, que é o segundo do ranking. Mas penso que o Guilherme Ribeiro merece muito. É um atleta que tem evoluído bastante, é muito profissional e concentrado. Super focado em tudo o que faz! É também um miúdo muito porreiro.

ANS – Como vai ser ter esta luta alargada num local como Peniche?

Joaquim Chaves – É importante para mim a decisão ser em Peniche, até pela altura do ano, em que costuma haver melhores condições. O ano passado consegui um bom resultado. No último ano tenho surfado muito e passado muito tempo lá, onde tenho treinado muito os tubos. Vai ser interessante e penso que é uma etapa que pode ter grandes ondas.

Francisco Mittermayer – Qualquer etapa é importante para mim, mas como Peniche é uma etapa que acontece num palco que habitualmente recebe o WCT gostava muito de ser lá campeão.

Luís Perloiro – É importante para mim que a etapa seja em Peniche. É o local onde acontece a etapa do WCT, o que torna as coisas mais interessantes. Ter uma final do circuito nacional onde se realiza a etapa do circuito mundial, já é incrível. Se as previsões foram boas, ainda torna tudo mais interessantes. É uma das melhores ondas de Portugal e pode aumentar as expectativas para essa disputa. É algo que vai puxar por todos. Os surfistas vão querer atirar-se e dar o melhor tubo. Isto se as previsões foram boas. Mas acaba por ser sempre importante ter esta etapa em Peniche.

Galeria dos Campeões Nacionais no Masculino:
Vasco Ribeiro – 5 títulos (2011, 2012, 2014, 2017, 2021)
Ruben Gonzalez – 4 títulos (2004, 2005, 2006 e 2008)
Frederico Morais – 3 títulos (2013, 2015 e 2020)
José Gregório – 3 títulos (1997, 2003 e 2007)
João Antunes – 3 títulos (1994, 1996 e 1998)
Miguel Blanco – 2 títulos (2018 e 2019)
Justin Mujica – 2 títulos (1999 e 2010)

Joaquim Chaves – Percurso Liga MEO Surf 2022
Liga#1 Figueira da Foz – 13.º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 9.º lugar
Liga#3 Ericeira – 5.º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 9.º lugar

Ranking atual: 10.º lugar com 2060 pontos e a 540 pontos da liderança
Requisito para Campeão Nacional: 1º lugar em Peniche / depende de resultados de terceiros

Francisco Mittermayer – Percurso Liga MEO Surf 2022
Liga#1 Figueira da Foz – 13.º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 33.º lugar
Liga#3 Ericeira – 3.º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 13.º lugar

Ranking atual: 12.º lugar com 1950 pontos e a 650 pontos da liderança
Requisito para Campeão Nacional: 1º lugar em Peniche / depende de resultados de terceiros

Luís Perloiro – Percurso Liga MEO Surf 2022
Liga#1 Figueira da Foz – 5.º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 5.º lugar
Liga#3 Ericeira – 13.º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – Não competiu

Ranking atual: 15.º lugar com 1670 pontos e a 930 pontos da liderança
Requisito para Campeão Nacional: 1º lugar em Peniche / depende de resultados de terceiros

Francisco Mittermayer, surfista português. Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Adaptado

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), Luís Nobre, acompanhado pelo executivo municipal, recebeu, na passada quinta-feira, nos Paços do concelho,...

Surf

O surfista português Camilo Abdula sagrou-se vice-campeão no ISA World Para Surfing Championship, na divisão Stand 1, perdendo por muito pouco (14.50 – 14.80)...

Surf

A surfista portuguesa Marta Paço fechou com chave de ouro a participação portuguesa no ISA World Para Surfing Championship da Califórnia, ao vencer pela...

Atualidade

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, destacou, na passada segunda-feira, durante a apresentação de um estudo sobre o impacto sócio-económico de dois...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.