«Excelente organização. Estão de parabéns. Já estive em vários países, em centenas de provas, e esta foi das melhores. Pela organização e pela envolvência. Adorei Viana do Castelo», revelou, numa entrevista exclusiva com a SportMagazine, o campeão campeão olímpico francês Michel Andrieux, que esteve, no último fim de semana, em Viana do Castelo, onde teve lugar a IX Regata Internacional, organizada pelo Viana Remadores do Lima, clube presidido por José Esteves.
Em conversa com a SportsMagazine, o responsável máximo do emblema do Alto Minho agradece «os enormes elogios» de Michel Andrieux, vencedor dos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000 e foi medalha de bronze nos JO realizados em Atlanta (Itália) em 1996 – conquistou, ainda, juntamente com o atual presidente da Federação Mundial de Remo, Jean-Christophe Rolland, o bronze olímpico em Atlanta em 1996, o ouro no Campeonato Mundial de Remo em 1997, a prata no Campeonato Mundial de Remo em 1999 e o ouro olímpico em 2000 –, «a maior referência do remo em França».
«É um campeão olímpico e é um grande orgulho para nós receber elogios dele. Saiu daqui extremamente satisfeito e nós também. Sabemos que, a partir de agora, teremos um embaixador do nosso clube, de Viana do Castelo e de Portugal pelo Mundo», destacou José Esteves.
«Três primeiros lugares são de equipas lusas»
O presidente do emblema de remo de Viana do Castelo faz um balanço «muito positivo» da IX Regata Internacional, destacando «o pódio ser ocupado por três equipas portuguesas».
«Coletivamente, vencemos a nona edição, em termos coletivos. E, pela primeira vez, tivemos três equipas portuguesas nos primeiros lugares: o Viama Remadores do Lima foi primeiro, seguido pelo CN Infante e pelo CF Portuense, que são as três potências da modalidade», destacou.
A prova, integrada na Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto, contou com 220 praticantes de cinco países (33 tripulações de 14 clubes de Portugal, Itália, França, Espanha e Bélgica), destacando-se a presença de um conjunto italiano – Società Canottieri Armida –, de Turim, na vertente de remo adaptado, que competiu, na vertente do remo adaptado, na prova de “Shell 8º Open Mind”. A turma transalpina trouxe à Pérola do Lima cerca de 20 atletas, comm idades comprrendidas entre os 18 e 30 anos, com deficiência intelectual-relacional.
«Queremos que esta competição seja cada vez mais inclusiva», rematou o presidente do Viana Remadores do Lima.