4 de Fevereiro 2023 05:37
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Surf

Campeão mundial de surf, Gabriel Medina pára a carreira para cuidar da saúde mental

Gabriel Medina, surfista brasileiro. Foto: Medina/Instagram

Tricampeão mundial de surf, o brasileiro Gabriel Medina anunciou que vai interromper a carreira para cuidar da saúde mental. Apesar do sucesso no mar em 2021, o surfista teve um ano pessoal conturbado, com problemas familiares, e esta segunda-feira informou, através de um texto publicado nas redes sociais, que iria fazer uma pausa e ficar de fora pelo menos das duas primeiras etapas desta temporada da Liga Mundial de Surfe (WSL).

“No ano passado, vivi uma montanha russa de emoções dentro e fora da água, o que afetou muito minha saúde mental e física. No final da época, eu estava completamente exausto. Cheguei no meu limite. Tomei a minha vacina [contra a Covid-19] durante as férias e achei que me ia preparar a tempo para a primeira etapa da nova temporada, que começa em um dos meus ‘picos’ favoritos no mundo, Pipe. Não foi o caso. Decidi que não viajarei para o Havai e vou tirar um tempo para que eu possa me recuperar mental e fisicamente”, escreveu.

As provas de Pipe acontecem de 29 de janeiro a 10 de fevereiro, e a de Sunset, também no Havai, de 11 a 23 de fevereiro. Além da questão mental, Medina afirmou que irá tratar uma “leve lesão no quadril”.

Aos 28 anos, o surfista rompeu no ano passado com o padrasto e técnico, Charles Rodrigues. Também em 2021 envolveu-se numa polémica com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), antes da viagem para as Olimpíadas de Tóquio. Gabriel Medina fez o pedido à entidade para levar a esposa, Yasmin Brunet, para os Jogos, mas teve o pedido negado. O caso gerou muita repercussão no Brasil.

Da mesma forma, ele foi criticado por sofrer o risco de perder uma etapa da WSL,em Teahupoo, no Taiti, por não ter se vacinado a tempo. Ele admitiu o erro e já esta vacinado. Ao fim da época, pôde comemorar o terceiro mundial.

“Questionei-me muito nos últimos tempos se deveria tornar isso público ou manter de forma privada, mas é justo que todos que me apoiam saibam do momento que estou a enfrentar. A saúde mental é muito importante. Preciso estar 100% mentalmente para voltar a competir. Voltarei mais forte”, concluiu Medina.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Surf

Teresa Bonvalot, surfista portuguesa, participou no Pro Pipeline, prova inaugural do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL) disputada no Havai, terminando a...

Surf

A surfista portuguesa Teresa Bonvalot disouta, este domingo, a primeira prova do circuito mundial de Surf, no Havai. A campeã nacional se beneficiou da...

Surf

A World Surf League anunciou esta quarta-feira a presença da surfista portuguesa, Teresa Bonvalot, no arranque da temporada do Circuito Mundial de Surf. A...

Surf

O surfista brasileiro Márcio Freire morreu, no fim da tarde desta quinta-feira, na praia do Norte, no concelho da Nazaré. O experiente atleta de...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.