21 de Maio 2024 21:29
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Surf

Campeão mundial de surf, Gabriel Medina pára a carreira para cuidar da saúde mental

Gabriel Medina, surfista brasileiro. Foto: Medina/Instagram

Tricampeão mundial de surf, o brasileiro Gabriel Medina anunciou que vai interromper a carreira para cuidar da saúde mental. Apesar do sucesso no mar em 2021, o surfista teve um ano pessoal conturbado, com problemas familiares, e esta segunda-feira informou, através de um texto publicado nas redes sociais, que iria fazer uma pausa e ficar de fora pelo menos das duas primeiras etapas desta temporada da Liga Mundial de Surfe (WSL).

“No ano passado, vivi uma montanha russa de emoções dentro e fora da água, o que afetou muito minha saúde mental e física. No final da época, eu estava completamente exausto. Cheguei no meu limite. Tomei a minha vacina [contra a Covid-19] durante as férias e achei que me ia preparar a tempo para a primeira etapa da nova temporada, que começa em um dos meus ‘picos’ favoritos no mundo, Pipe. Não foi o caso. Decidi que não viajarei para o Havai e vou tirar um tempo para que eu possa me recuperar mental e fisicamente”, escreveu.

As provas de Pipe acontecem de 29 de janeiro a 10 de fevereiro, e a de Sunset, também no Havai, de 11 a 23 de fevereiro. Além da questão mental, Medina afirmou que irá tratar uma “leve lesão no quadril”.

Aos 28 anos, o surfista rompeu no ano passado com o padrasto e técnico, Charles Rodrigues. Também em 2021 envolveu-se numa polémica com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), antes da viagem para as Olimpíadas de Tóquio. Gabriel Medina fez o pedido à entidade para levar a esposa, Yasmin Brunet, para os Jogos, mas teve o pedido negado. O caso gerou muita repercussão no Brasil.

Da mesma forma, ele foi criticado por sofrer o risco de perder uma etapa da WSL,em Teahupoo, no Taiti, por não ter se vacinado a tempo. Ele admitiu o erro e já esta vacinado. Ao fim da época, pôde comemorar o terceiro mundial.

“Questionei-me muito nos últimos tempos se deveria tornar isso público ou manter de forma privada, mas é justo que todos que me apoiam saibam do momento que estou a enfrentar. A saúde mental é muito importante. Preciso estar 100% mentalmente para voltar a competir. Voltarei mais forte”, concluiu Medina.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Cursos e Congressos

A Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) organiza, no próximo dia 22 de maio, o II Seminário Nacional de Saúde Mental no Desporto...

Surf

Começa, esta quinta-feira,  em El Salvador, o Mundial ISA de Longboard, que termina no próximo dia 25 de Abril. A Federação Portuguesa de Surf...

Surf

Os surfistas Tomás Fernandes e Francisca Veselko venceram, no passado fim de semana, a segunda etapa da Liga portuguesa, que decorreu na praia da...

Surf

A surfista portuguesa Yolanda Hopkins qualificou-se para os Jogos Olímpicos Paris-2024, nos Jogos Mundiais de surf em Arecibo (Porto Rico). Quinta classificada em Tóquio-2020,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.