14 de Abril 2024 17:24
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Campanha «Desafia os números» (FADU) é o vencedor do Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto

Foto: IPDJ

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) realizou, esta quarta-feira, o Seminário Igualdade de Género no Desporto, no Auditório dos Serviços de Viseu do IPDJ.

O evento, inserido no calendário de Viseu como Cidade Europeia do Desporto, contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, do vereador da Educação, Ambiente e Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Miguel Ribeiro, e da vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, Sílvia Vermelho.

Foto: IPDJ

A cerimónia incluiu a entrega do Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto – «Desporto + Igual», de âmbito nacional, que distingue as boas práticas quanto à integração da dimensão da igualdade de género e não discriminação no desporto, com especial relevância para a população jovem.

Este Prémio é promovido em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

1.º classificado: Campanha «Desafia os números», da Federação Académica do Desporto Universitário;
2.º classificado: «Formação Executiva em Liderança Feminina no Desporto», da Federação Portuguesa de Futebol;
3.º classificado: «Descobre a atleta que há em ti», do COLGAIA – Clube de Desporto Escolar.

Foto: IPDJ

Foram ainda atribuídas as seguintes menções honrosas, sob proposta do júri:

«Política de Equidade de Género da Anram Boxing Spirit», da Associação António Ramalho Boxing Spirit;
«Girls On», do Clube A4;
«Das 8 às 80», do NEGE – Novo Estrela Gafanha da Encarnação;
«Ligas Betclic» da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Houve igualmente um painel de discussão subordinado ao tema «Promoção da participação das mulheres no Desporto – uma visão da Academia», que conta como oradores Dina Miragaia, investigadora responsável do projeto SportWomenEmpowermentPT da Universidade da Beira Interior e de Alan Ferreira, investigador do Instituto Politécnico de Santarém, responsável do projeto Município Ativo – Mais participação desportiva feminina no município de Peniche.

Estes projetos são cofinanciados pelo Programa Nacional de Desporto para Todos – Instituições de Ensino Superior, do IPDJ, I.P., que para o biénio 2023-2025 dedicou uma das áreas de financiamento especificamente ao segmento “mulheres no desporto”.

Foi ainda apresentado o Selo de Igualdade de Género do Desporto, destinado a entidades privadas com fins lucrativos que incentivem, promovam, implementem e/ou realizem, de forma continuada, boas práticas no contexto da promoção da igualdade de género na atividade física e no desporto.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Adaptado

Podem candidatar-se ao Prémio «Desporto + Acessível», cujo período de candidaturas está aberta entre 6 de abril e 7 de junho, projetos que promovam...

Sociedade Desportiva

Até 24 de maio de 2024, estão abertas as candidaturas para os #BeActive Awards, atribuídos pela Comissão Europeia, com o objetivo de destacar projetos...

Sociedade Desportiva

Assinala-se este sábado, 6 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz,...

Desporto Universitário

A campanha «Desafia os Números!», autoria da FADU (Federação Académica do Desporto Universitário) foi distinguida “com o Prémio Nacional da Igualdade de Género no...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.