4 de Fevereiro 2023 16:00
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Andebol

Bojana Jelecic e a criação da cultura do sucesso no andebol: “Não se pode perder o prazer de fazer o que se propõe”

Bojana Jelecic, psicóloga especialista em desporto. Foto: Daniel Leal/SM

Bojana Jelecic, psicóloga especialista em desporto, foi a responsável por abrir o segundo dia do 19.º Congresso Técnico Científico de Andebol, este domingo, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Com o tema “Creating a team culture of success”, a profissional membro da EHF Scientific Network destacou uma série de indicação de valores, comportamentos e trabalhos práticos para que os membros de uma equipa possam atingir um propósito coletivo no desporto, em especial no andebol.

“Quais são os seus objetivos e expetativas acerca da equipa? Como eu posso ajudar a equipa com o meu feedbak para alcançar esses objetivos e melhorar as nossas expetativas? O que eu posso fazer para enfatizar as nossas expetativas e consolidar a nossa cultura como equipa? Como eu posso usar todos os membros da minha equipa para ajudar nesse processo? Tudo isso fazer parte de um conjunto de pontos que precisamos construir para alcançar o sucesso da nossa equipa”, afirmou Bojana Jelecic.

A psicóloga croata, a falar em inglês para um público estimado em 214 profissionais do andebol português (entre presenciais e online), enfatizou por diversas vezes que o comportamento do treinador é um espelho para os demais membros da equipa e que o que o líder faz, como faz, como orienta, pode ser um motivo de desenvolvimento de habilidades, ações, comportamentos individuais e coletivos, para os todo o staff.

Além disso, Bojana Jelecic afirmou que é importante que os treinadores sejam claros e objetivos acerca das metas que querem para a equipa em determinadas situações.

“Como podemos melhorar a cultura da equipa? Vocês são os treinadores, façam todo o seu staff trabalhar com o mesmo objetivo, em sintonia. Definam os objetivos, as expectativas, tudo da maneira mais clara possível. Sejam específicos no que querem, mas também não deixem de ser realista. Quais expetativas têm acerca das tuas equipas? E acerca dos teus jogadores? É importante que haja uma conversa sincera com todos os membros”, disse.

“Há objetivos que podem não ser fáceis de atingir, mas são atingíveis. Os desafios têm que acontecer na medida certa, sem ultrapassar o que é possível, para que a equipa siga motivada. (…) É importante fazer com que todos percebam que aquela tarefa que ele desempenha é única e é vital para o sucesso de todos. É importante dividir a tarefa entre todos. Cada um a desempenhar o seu papel como sendo fundamental”, acrescentou a psicóloga.

Bojana Jelecic levou ao público exemplos e situações em que a equipa tem a capacidade de superação “mesmo mesmo não estando tecnicamente no auge, podem vencer um jogo e fazer uma boa exibição” se estiverem num grupo unido, com o propósito definido e em sintonia. Inclusive, até para que erros sejam ajustados, ter um bom ambiente é fundamental e torna determinadas recuperações mais simples.

“Cometer erros não quer dizer que és ruim, que és incapaz, mas apenas que precisas trabalhar mais e ajustar determinados pontos. O esforço, a aprendizagem e a evolução pessoal estão unidos nos caminhos que nos levam a buscar o melhor. É importante melhorar as habilidades e dar o máximo, mas sempre sem esquecer: não se pode perder o prazer de fazer o que se propõe, divertir-se é fundamental. Se consegues demonstrar isso, tudo tende a convergir numa melhora”, garantiu.

Por fim, a psicóloga pontuou sobre a importância da comunicação eficiente entre treinador e equipa, entre os próprios membros do staff. Outro ponto observado foi o descanso “como fundamental” para que os níveis de estresse sejam minimizados e todos possam se recompor para os próximos objetivos.

O 19.º Congresso Técnico Científico de Andebol é organizado pela Federação de Andebol de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar. O Congresso Técnico Científico de Andebol está homologado pela EHF, para a renovação da EHF Pro License e pelo IPDJ, para efeitos da formação contínua de treinadores com 3 UC.

Bojana Jelecic, psicóloga especialista em desporto. Foto: Daniel Leal/SM

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Atualidade

A 26ª Gala do Desporto, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP), decorreu esta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, contando com a presença...

Opinião

*por João Paulo Almeida, Diretor-geral do Comité Olímpico de Portugal A globalização e crescente mediatização do fenómeno desportivo têm tornado os grandes eventos desportivos...

Agenda

Viana do Castelo, aquela que foi nomeada a Cidade Europeia do Desporto 2023, pretende promover pelo menos 365 eventos desportivos ao longo deste ano,...

Andebol

O torneio de andebol feminino, KakyGaia, regressa em 2022, entre os dias 26 e 30 de dezembro, para a XXXII edição, em Vila Nova...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.