A Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, foi palco, recentemente do Blue Surf Fest, evento que se realiza em apenas mais cinco cidades europeias.
“Impulsionar a inclusão no desporto e na sociedade, sensibilizar para o voluntariado e sustentabilidade e promover a prática do surf junto de pessoas com diferentes necessidades e capacidades, melhorando a sua saúde física e mental”, este é um dos lemas do evento, pode ler-se na página oficial do Surf Clube de Viana, o parceiro português do Blue Surf Fest.
Durante alguns dias, alunos de várias instituições – Surf Adaptado – APPACDM Viana, Surf Social – Berço e Casa dos Rapazes, Surf Senior (+65) – Blue Gym SCV e Surfing Dog – Wolfy & Jose Mendiola Alonso, entre outros –puderam experimentar a modalidade, tendo dezenas vivido momentos que jamais esquecerão.
Para além desse dia inclusivo, o evento permitiu um dia de experiências de surfing a alunos de diversas escolas do concelho: EB Foz do Neiva, EB1 Externato João Bosco, EB Darque, EB/S Monte da Ola, EB1 Monserrate e EB1 Perre.
O Blue Surf Festival contou, ainda, com outras iniciativas, como por exemplo o concurso “Oceano é Vida”, iniciativa na qual participaram o Centro Escolar de Perre, a EB 1 de Monserrate e o Jardim de Infância do Lar de Santa Teresa.
Integrado na vasta programação da Viana Cidade Europeia do Desporto – 2023, o evento realizou-se numa semana em que se comemorou, com diversas iniciativas, a Semana Europeia do Desporto.
*por Pedro Silva*