O Benfica, tetracampeão nacional e detentor da Taça de Portugal, conquistou, este domingo, a Supertaça masculina de voleibol pela 11.ª vez, ao impor-se à Fonte do Bastardo (3-0), numa partida disputada no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.
O brasileiro Pablo Natan foi o melhor marcador, com 14 pontos, sendo ‘secundado’ pelos 12 dos compatriotas André Aleixo e Felipe Banderó, sendo que o cubano José Romero foi o melhor marcador da equipa açoriana, com oito.
O Benfica ergueu a Supertaça pela 11.ª ocasião em 26 edições e reforçou o estatuto de recordista, ditando a quinta derrota da equipa da Praia da Vitória, que festejou apenas em 2022.
Seguem-se, no ranking de títulos conquistados, o Castelo da Maia GC e SC Espinho (cinco conquistas cada), Sporting (três) e ainda Leixões SC e AJ Fonte do Bastardo (um cada).
A competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol, entidade que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Leixões conquista supertaça de voleibol feminino em Santo Tirso
A equipa do Leixões Sport Club venceu, também este domingo, a supertaça feminina de voleibol, ao bater, no Pavilhão Municipal de Santo Tiros, o Sporting, por 3-0 (25-17, 25-21 e 26-24).
As leixonenses Thayná Soares e Marlene Pereira, com 22 e 13 pontos, respectivamente, foram as melhores pontuadoras, enquanto Liza Kastrup foi a sportinguista mais concretizadora, com 10 pontos averbados na partida.
A partida, que foi arbitrada por Sofia Costa (AVL) e Raquel Portela (AVP), foi amplamente dominada pelas sereias de Matosinhos, num encontro que contou com muitos adeptos nas bancadas.
A turma de Matosinhos conquistou, assim, a sua quinta Supertaça, sucedendo ao AMJ/FC Porto, conjunto que tinha conquistado as últimas quatro edições da prova.
O Leixões distanciou-se da AJM/FC Porto, frente à qual tinha perdido em 2019, 2021 e 2022, no segundo posto do quadro de honra da Supertaça feminina de voleibol, atrás do Castêlo da Maia, com seis.
*por Pedro Silva*