Portugal segue a formar uma nova geração promissora na vela nacional. Poucas semanas após Guilherme Cavaco alcançar o 4.º lugar no Europeu de Juniores de ILCA 6, na Grécia, esta terça-feira foi a vez de Beatriz Gago, do Clube de Vela de Viana do Castelo, e Rodolfo Pires, do Iate Clube Marina de Portimão, fazerem ainda melhor. A dupla sagrou-se vice-campeã da Europa juniores na classe olímpica 470.
Beatriz Gago e Rodolfo Pires somaram 29 pontos no total. Venceram a medal race os franceses Matisse Pacaud e Lucie de Gennes, com 18 pontos. O pódio foi fechado pelos polacos Kacper Paszec e Oliwia Laskowska, que levaram o bronze com 38.
O Campeonato da Europa de Juniores das Classes 420 e 470 esteve a decorrer em Vilamoura, Faro, desde dia 16. E Portugal teve uma prestação bastante honrosa. Além do vice-campeonato, a presença lusa ficou marcada com resultados top-10 em cada uma das três frotas. Luís Rocha, diretor técnico nacional, que assumiu o papel de treinador da dupla vice-campeã continental, em declaração à Federação Portuguesa de Vela, destacou a evolução da equipa nacional.
“Depois de algumas regatas iniciais menos bem conseguidas que os relegaram para 9º lugar, a tripulação tirou partido dos dois dias sem vento e conseguiu corrigir o que havia para corrigir, especialmente à popa e nas afinações dinâmicas à bolina, melhorando as prestações que culminaram com a vitória na Medal Race [última regata do campeonato, disputada apenas pelos 10 primeiros classificados, onde a pontuação obtida conta a dobrar], sagrando-se assim, vice-campeões da Europa da classe 470”, afirmou.
Já na classe 420, tanto na frota open, como nos sub-17, os portugueses lutaram por um lugar no pódio até ao último dia, tendo ficado aquém apenas por escassos pontos: nos sub-17 a dupla Afonso Munhá/Duarte Reis ficou em 4º lugar (3º masculino), com 76 pontos e a apenas 11 do 3º e, na frota open, Francisco Uva/José Vozone terminaram em 6º (5ºs europeus) com 82 pontos, a 17 do pódio.
A restante comitiva portuguesa, obteve a seguinte classificação:
420 Open:
António Pires de Lima/João Marinheiro – 25º
Mário Soares/Vasco Soares – 67º
Leonor Jesus/Diogo Silva – 68º
Francisco Camacho/Filipe Ferreira – 72º
Leonor Pereira/Maria João Natária – 85º
Katharina Leite/Mafalda Cruz – 91º
Filipa Romão/ Maria Leonor Coelho – 92º
Miguel Branco/Maria Pilar Ramos-Albuquerque – 98º
Ricardo Alves/Tiago Wanzeller – 99º
Afonso Tavares da Silva/Salvador avares da Silva – 102º
Rita Borges/Diana Ramos 106º
420 Sub-17:
Augusto Castelo Branco/Salvador Fernandes – 22º
Miguel Sousa/Érica Porto – 27º
Teresa Quartin/Diogo Serra – 31º
Constança Quaresma/Marta Costa – 44º