A judoca Bárbara Timo conquistou este domingo a primeira medalha para Portugal no Campeonato do Mundo de Judo, que decorre em Tashkent. A atleta do Benfica venceu, na Humo Arena, a romena Florentina Ivanescu (33ª do ranking mundial), no combate que valeu o bronze na categoria de -63 kg. Recorde-se que esta é a segunda medalha da atleta em mundiais: em 2019 foi vice-campeã em Tóquio, na categoria de -70 kg.
“Estou mesmo muito feliz pela conquista da minha segunda medalha no mundial numa outra categoria, foi mesmo muito trabalho para chegar a esta medalha. É muito prazeroso poder curtir este momento depois de tanta dedicação. Quero agradecer à Federação e a todos os parceiros da equipa de treino, todos os que nos ajudam a evoluir; espero ajudar a todos e sem dúvida que este resultado só é possível com a ajuda e apoio do material humano, com a ajuda dos judocas que se prestam a treinar comigo”, afirmou a judoca, em declaração à Federação Portuguesa de Judo.
Ao todo, Bárbara Timo realizou seis combates. Fora da cabeça de série arrancou desde a primeira ronda, vencendo sucessivamente a sérvia Anja Obradovic (43.ª), a eslovena Andreja Leski (6.ª), a neerlandesa Geke Van den Berg (22.ª) e a polaca Angelika Szymanska (15.ª), perdendo apenas nas meias-finais com a japonesa Megumi Horikowa, quando cedeu por ippon frente à nova campeã mundial.
“Ainda temos mais dias de mundial, acredito muito que ainda vai haver resultados bons, temos a combater três atletas muito fortes e acredito mesmo que ainda vão trazer melhores resultados”, afirmou a atleta nascida no Brasil e naturalizada portuguesa desde 2019.
Desde que, há um ano, trocou a categoria -70 kg para os -63 kg, Bárbara Timo já foi campeã nos Grand Slam de Paris e medalha de bronze em Antália. “Que orgulho ver a bandeira de Portugal no pódio! Agradeço à todos pela torcida e pelo suporte”, escreveu nas redes sociais Bárbara.
Anri Egutidze
Esta segunda-feira, Portugal foi representado na competição por Anri Egutidze. Medalha de bronze na última edição da prova, o judoca luso terminou a sua participação no Mundial de Judo (-90 kg), na 2.ª ronda, com uma derrota frente a Noel Van T’End, dos Países Baixos.
Na primeira ronda, Anri Egutidze eliminou o norte-americano John Jayne (26.º), por wazari.