Pela primeira vez desde 2009, Portugal não terá representantes na fase principal do Australian Open. Os dois últimos portugueses na competição, Gastão Elias (216.º ATP) e João Sousa (140.º) acabaram por ser eliminados esta sexta-feira em Melbourne.
Gastão Elias perdeu por dois sets a zero com com o cazaque Timofey Skatov, 255.º no ranking mundial. A derrota veio em uma hora e quarenta minutos, pelos parciais de 6-4 e 7-6(5). Desta forma, o tenista de 31 anos segue sem jamais ter conseguido o acesso ao “Happy Slam” australiano.
João Sousa, por sua vez, perdeu em seguida com o moldavo Radu Albot, 123.º do ranking, também por dois setes a zero, com um duplo 6-4, em 90 minutos.
O tenista vimaranense ainda tem uma última chance de regressar à prova, caso termine o dia entre os derrotados com melhor classificação na condição de “lucky loser”. As possibilidades, entretanto, são remotas.
Participaram também da competição, João Domingues (eliminado na primeira ronda de qualificação), e Fred Silva (caiu nas meias-finais), além de Nuno Borges, que por estar infetado pelo coronavírus acabou por ser obrigado a desistir da prova.