Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 começaram, na quarta-feira, com uma inédita cerimónia de abertura que decorreu entre os Champs Elyses e a Place de la Concorde, “com a Missão Portuguesa a desfilar para para uma fantástica plateia de mais de 50.000 pessoas”, tendo Margarida Lapa e Diogo Cancela como porta-estandartes da delegação nacional, destaca, em nota publicada no site oficial, o Comité Paralímpico de Portugal (CPP). Os primeiros lusos a entrar em ação, já esta quinta-feira, são os atletas de boccia.
“A cerimónia teve duração superior a três horas e foi um envolvente espetáculo marcado pela diversidade e pela transmissão de uma mensagem de inclusão e de humanização da deficiência. Numa ponte direta com o local da cerimónia, a viagem artística simbolizou a passagem da discórdia para a concórdia, dos tempos passados para a unidade na concordância de que todos merecem a oportunidade de cumprirem os seus sonhos. Com direção artística de Thomas Jolly, o espetáculo terminou com o acender da tocha paralímpica que permanecerá no centro de Paris até dia 8 de setembro”, junta a nota.
Portugal inicia a sua participação competitiva nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 esta quinta-feira, em exclusivo na fase de grupos individual da modalidade de boccia.
“David Araújo e André Ramos são os primeiros a entrar em ação às 10h40 (hora de Portugal) em BC2 e BC1, respetivamente, seguindo-se os jogos de Carla Oliveira às 11h50 em BC4 e José Gonçalves às 13h00 em BC3. Já na sessão da tarde, Carla Oliveira regressa às 18h20 e o dia fecha com a partida de Ana Sofia Costa às 19h30 em BC32”, infoirma o CPP.
Portugal compete nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, que decorrem até dia 8 de Setembro, com 27 atletas de 10 modalidades.
Por: Pedro Silva
Foto: CPP