5 de Fevereiro 2023 03:40
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Adaptado

Atletas e treinadores distinguidos na Gala do Comité Paralímpico de Portugal

Foto: CPP

A Gala do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) realizou-se esta quinta-feira, no Pátio da Galé, em Lisboa. O evento ficou marcado pela entrega de prémios a galardões a atletas e treinadores das mais diversas modalidades, dentro daquele que é o desporto paralímpico e surdolímpico.

O CPP atribuiu as Ordens Surdolímpica e Paralímpica a Hugo Passos, lutador, e a José Carlos Macedo, jogador de boccia – que deixou a competição após Tóquio 2020, respetivamente. Para além de José Carlos Macedo, também o médico Jaime Antunes, que esteve presente em todas as missões dos Jogos Paralímpicos desde 2000, e Tiago Brandão Rodrigues, antigo ministro de educação, também foram distinguidos com a Ordem Paralímpica.

Já as medalhas surdolímpicas foram entregues a Hugo Passos, à judoca Joana Santos e ao ciclista André, ou seja, aos atletas medalhados nos Jogos Caxias do Sul, onde Portugal trouxe 12 diplomas e quatro medalhas. Dos medalhados mencionados, foram conquistadas, respetivamente, uma medalha de bronze, duas de ouro (Joana Santos e André) e bronze.

Os atletas que venceram medalhas nas competições europeias – André Ramos, Abílio Valente, Cristina Gonçalves, e Carla Oliveira, todos do boccia, os judocas Djibrilo Iafa e Miguel Vieira e o canoísta Norberto Mourão – e que se destacaram em campeonatos mundiais – o ciclista Luís Costa, os nadadores Diogo Cancela, Marco Meneses e Susana Veiga e a surfista Marta Paço – foram distinguidos com medalhas de mérito.

A Gala do CPP teve espaço ainda para premiar treinadores. Miguel Monteiro, Norberto Mourão, João Amaral Mendes e Ivo Quendera, respetivamente, receberam a insígnia paralímpica. Já José Marques, treinador do ciclista André Soares, e Júlio Marcelino, que orienta a judoca Joana Santos, foram premiados com a insígnia surdolímpica.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Adaptado

Para celebrar o Dia Mundial do Cancro que se assinala a 4 de fevereiro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou o “Desafio...

Andebol

Luís Santos, selecionador nacional da Seleção Nacional Feminina de Sub-18, é também o diretor do Curso de Treinadores de Andebol de Grau 4. Este...

Adaptado

Pode-se dizer que 2022 foi um ano positivo para o desporto paralímpico em Portugal, especialmente em termos de resultados e de ações que devem...

Estante

O livro “Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 e Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021: As imagens das participações portuguesas” vai ser apresentado no próximo domingo,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.