1 de Dezembro 2022 23:25
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Karaté

Após 5.º lugar no Cairo, Sara Leal sobe no ranking mundial: “Estou num bom caminho, mas ainda tenho muito a percorrer”Exclusivo 

Sara Leal, karateca portuguesa. Foto: Federação Nacional de Karaté

Karateca número 1 em Portugal em kumite -50kg, Sara Leal voltou a representar bem o país no último fim de semana, quando alcançou um honroso 5.º lugar Karate1 Series A – Cairo 2022, disputado na capital do Egito. Com o resultado, a atleta do CRP Campolide somou mais 325 pontos e manteve a escalada de posições no ranking mundial.

No Cairo, Sara Leal começou a competição por vencer a inglesa Ellie Gudgeon (número 207 do ranking), por 5-1, mas acabou por ser derrotada na ronda seguinte com a japonesa Aika Okazaki (42.ª), por 2-0. Na repescagem, voltou a reagir bem, quando venceu a anfitriã Karima Ashraf (180.ª), por 3-0, e chilena Francisca Gomez Soto (55.ª), por 2-0. Na luta final pelo bronze, acabou por ser superada pela italiana Lucrezia Molgora (28.ª), por 5-2.

“Foi uma prestação muito forte e muito assertiva da minha parte. Perdi com a italiana [no combate final], mas estive sempre forte, com uma boa intensidade e foi isso que me levou a passar nesses encontros todos”, comemorou Sara Leal, em declaração à SportMagazine.

A atleta de 23 anos vem numa temporada de plena evolução. Ela alcançou um 5.º lugar na Karate1 Series A – Pamplona 2022, no fim de janeiro passado. Em abril, foi a única representante nacional a alcançar o pódio em casa na Premier League Matosinhos, uma prova do Circuito Mundial de Karaté da World Karate Federation. Na ocasião, Sara Leal deu um salto de 49 posições no ranking mundial: da 85.ª posição para a 36.ª.

Após passar sem destaque pela EFK Senior Championships 2022, em Gaziantep, na Turquia, no fim do último mês, a atleta treinada por Estevão Trindade voltou a se apresentar em alta performance e, com a boa prestação em Cairo, subiu mais degraus no ranking, sendo agora é a 27.ª do mundo na categoria – o melhor posto de sempre ocupado por Sara Leal. E ela quer ir além.

“O meu pensamento é sempre ser melhor, sempre ser melhor. Então, chegar ao top-10 é um sonho e é também algo que eu acredito que é possível. Mais tarde ou mais cedo, é uma questão de esforço”, afirmou. “Foi uma evolução grande, estou bem fisicamente e mentalmente, mas sei que para atleta de alto rendimento tenho que estar ainda num outro patamar, que é quase inimaginável, mas é possível. Eu próprio visualizo esse patamar. Sei que estou num bom caminho, mas ainda tenho muito a percorrer”, acrescentou.

Três vezes campeã nacional e três vezes campeã nacional universitária, a atleta recebeu os elogios de André Almeida, presidente do CRP Campolide. “Para nós é um orgulho enorme podermos contar com uma atleta como a Sara. É incrível o trabalho que ela tem vindo a desenvolver. Muito também do fruto da dedicação e do treino dela. Também há de se destacar muita qualidade na nossa equipa técnica, com o excelente trabalho que o Estevão Trindade está a fazer e os esforços do clube para proporcionar as melhores ferramentas possíveis, dada a nossa dimensão. Mas muito disso é sem dúvida reflexo do empenho e do esforço da Sara e para nós é muito orgulho saber que contamos com a melhor atleta -50kg nacional”, afirmou.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Karaté

Guilherme Gonçalves, jovem karateca português, foi eliminado nos quartos de final do Campeonato do Mundo de Konya, que terminou no passado dia 30 de...

Karaté

Um dos mais promissores karatecas portugueses da atualidade, o jovem João Vieira, de apenas 15 anos, voltou esta semana a figurar em destaque numa...

Karaté

O português João Vieira segue a construir a sua trajetória campeã no karaté internacional. O atleta treinado por José Carvalho conquistou esta quinta-feira a...

Karaté

Os dias seguintes à maior conquista da carreira foram intensos. Entrevistas, congratulações, celebração com familiares, amigos, colegas de seleção e senseis e a certeza de...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.