O ano de 2024 foi, em termos nacionais, no setor masculino, dominado pelo Sporting, que conquistou o campeonato e a Taça de Portugal (2023/2024) e, já este ano, a Supertaça. Os leões são os dominaram o andebol nacional e, na principal prova de andebol europeia, a Champions League, estão, também, a dar cartas, tendo vencido algumas das principais equipas europeias, incluindo os poderosos Veszprém (Hungria) e Paris Saint-Germain (França).
Ainda nas provas europeias, também o Benfica está a dar “cartas”, tendo os encarnados avançado para a ronda principal da Liga Europeia, competição que a turma lisboeta venceu, na temporada 2021/2022, depois de bater, numa final disputada em Lisboa, os alemães do Magdeburgo, conquistando, então, o seu primeiro troféu internacional.
Benfica campeão no feminino
No setor feminino, o Benfica voltou a ser o grande dominador, tendo o conjunto de Lisboa conquistado, em Braga, numa partida com o ABC, o seu décimo título nacional.
A Taça de Portugal foi ganha pelo Madeira SAD, que ergueu o seu 20.º troféu após bater, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, precisamente o Benfica.
As duas equipas voltam a encontrar-se, no próximo dia 21 de dezembro, no Pavilhão do Funchal, onde vão discutir a Supertaça.
Seleções com resultados modestos
No que diz respeito ao percurso das seleções nacionais, refira-se que Portugal alcançou o sétimo lugar no Campeonato Europeu de Andebol de 2024, realizado na Alemanha, igualando a sua segunda melhor classificação de sempre
Por sua vez, a seleção feminina, que 16 anos depois voltou a disputar um europeu, não conseguiu passar a fase de grupos, tendo perdido os três jogos nessa fase.
Destaque, ainda, para a seleção de sub-20 que se sagrou vice-campeã europeia, na Eslovénia, após perder, na final, com a Espanha.
Leça sagra-se campeão europeu de andebol de praia na Madeira
O GRD Leça sagrou-se, em outubro, campeão da Europa de andebol de praia, em Porto Santo, na Madeira, numa prova em que o Nazaré BHT terminou em terceiro.
A formação do GRD Leça foi coroada campeã após deixar pelo caminho os dinamarqueses do Rodby Beach Boys, num ‘shoot-out’ (uma espécie de penálti em movimento) emocionante em que o protagonista foi Ricardo Castro.
“O Nazaré BHT juntou-se à formação de Leça da Palmeira no pódio com a conquista do terceiro lugar em Porto Santo; GRD Leça Love Tiles foi quarto. O sonho tornou-se realidade no Porto Santo com a formação portuguesa do GRD Leça SPAR a ser coroada Campeã da Europa após deixar pelo caminho os Rødby Beach Boys, num shoot-out emocionante em que o protagonista foi Ricardo Castro. Também o Nazaré BHT fez parte do pódio ao triunfar frente aos DAMY RADE Inowroclaw”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação de Andebol de Portugal (FAP), acrescentando que a turma nazarena foi afastada da final precisamente pelo GRD Leça.
Em femininos, a grande esperança também estava depositada no GRD Leça – única equipa portuguesa a lutar por medalhas – mas as dinamarquesas do The Danish Beachhandball Dream não o permitiram e venceram no ‘shoot-out’.
No encontro que valia a medalha de bronze, as portuguesas perderam por 2-0 frente às neerlandesas do Black Lake Beach e acabaram por não ir além da quarta posição.
Por: Pedro Silva
Fotos: SL Benfica, FPA e DR