A nadadora portuguesa Ana Pinho Rodrigues fez história no último Campeonato Nacional de Juniores e Seniores, que decorreu em Leiria até o domingo passado. A atleta da Escola Desportiva de Viana (EDV) manteve a alta performance que lhe é peculiar e, ao contabilizar mais três medalhas de ouro e uma de prata na competição, igualou a Teresa Figueiras como a nadadora com mais títulos individuais de sempre da história da natação portuguesa.
Aos 28 anos, a nadadora olímpica venceu nos 100m bruços (1.06.88, a 6 centésimos do seu recorde nacional), nos 50m livres (25.09) e foi prata nos 50m mariposa (27,03). O melhor, entretanto, ficou por conta de mais um recorde nacional, desta vez alcançado nos 50m bruços, onde Ana Rodrigues fez a marca de 30,21, superando os seus 30,70 anteriores em Estarreja (a 05 de dezembro do ano passado).
“Este recorde dos 50 bruços era um dos meus objetivos, até porque em piscina longa, o ano passado, consegui bater o recorde várias vezes. Sim, então tinha essa ideia. Já na sexta-feira e no sábado tinha ficado pertinho dos meus melhores tempos e nadei com essa ideia. De manhã não me tinha sentido muito bem. Não tinha nadado ao máximo obviamente. Então fui sem expectativa apenas preocupada em trabalhar os pormenores e no final deu tudo certo”, afirmou Ana Pinho Rodrigues, em declaração à Federação Portuguesa de Natação (FPN).
Recorde-se que, este ano, a nadadora de São João da Madeira também conquistou a medalha de prata nos Jogos do Mediterrâneo na prova dos 50 metros bruços, em Oran’2022. Em alto nível, Ana Rodrigues agora planeia o Mundial de piscina longa.
“Esta época estou a sentir-me muito bem. Com a minha idade [28 anos] vamos sempre trabalhando pormenores e o objetivo é o Mundial de piscina longa. Agora é uma época de cada vez e uma prova de cada vez. Para já está tudo bem temos trabalhado muitos pormenores mesmo em termos de ginásio temos excelentes condições”, destacou.
De acordo com estatísticas da FPN, com as conquistas em Leiria, a nadadora da Desportiva de Viana passou a somar 110 ouros individuais. Contabilizando as provas de estafetas, Ana Pinho Rodrigues é a terceira nadadora mais titulada (130), atrás de Ana Barros (136) e Teresa Figueiras (134). Todos os resultados do último nacional podem aqui ser consultados.