18 de Maio 2022 17:11
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Judo

Ana Hormigo avalia estágio de Telma Monteiro e Catarina Costa no BrasilExclusivo 

Catarina Costa ao lado de Telma Monteiro em período de estágio no Brasil. Foto: Federação Portuguesa de Judo

Após um longo período de afastamento em decorrência da pandemia de Covid-19, o judo regressa aos tradicionais treinos de campo internacionais. Com a reabertura das atividades, as judocas portuguesas Telma Monteiro e Catarina Costa viajaram para o Brasil e participaram entre os dias 8 e 14 de março de um estádio em camping realizado pela Confederação Brasileira de Judô.

Ana Hormigo, treinadora da Seleção Nacional, acompanhou a dupla portuguesa para o período de atividades que reuniu aproximadamente 160 atletas das seleções de França, dos Países Baixos, da Bélgica, da Argentina, do Paraguai e do Brasil. A antiga judoca portuguesa avaliou os dias de trabalho realizado no interior de São Paulo.

“Os estágios internacionais são de extrema importância na preparação de um judoca. É aqui que eles encontram os adversários principais, e estes são sem dúvida os melhores parceiros de treino. Temos tentado em Portugal trazer algumas equipas estrangeiras para treinar conosco de forma a elevar a qualidade do judo nacional e proporcionar-lhes treinos de qualidade. No entanto também temos de procurar treinar com outras seleções de topo mundial como a França ou o Japão. Aqui no Brasil tiveram a oportunidade de treinar com várias atletas que encontrarão no circuito mundial”, afirmou Ana Hormigo.

Entre os presentes no evento estiveram os 16 atletas da seleção principal feminina de França, entre as quais, as medalhistas olímpicas Amandine Buchard (52kg), Priscilla Gneto (57kg), Sarah Leonie-Cysique (57kg), Madeleine Malonga (78kg), Audrey Tcheumeo (78kg) e Romane Dicko (+78kg). Da seleção principal masculina da Holanda estiveram os medalhistas mundiais Frank de Wit (81kg), Noel Van`t End (90kg), Michael Korrel (100kg) e Roy Meyer (+100kg); os belgas foram com Jorre Verstraeten (60kg) e Abdul-Malik Umayev (81kg).

“Os estágios internacionais proporcionam a possibilidade de treinar com os seus adversários, experimentarem técnicas e estratégias que poderão utilizar em competição. Estudamos as adversárias, mas é necessário elas próprias sentirem em combate as adversárias e compreenderem a estratégia a utilizar com cada uma delas”, destacou Ana Hormigo.

Nas redes sociais, as judocas portuguesas ressaltaram o crescimento com os dias de treino com atletas internacionais. “Sensação de dever cumprido e felicidade em ter voltado às rotinas dos estágios internacionais”, escreveu Catarina Costa. “O crescimento acontece fora da zona de conforto”, destacou, por sua vez, a medalhista olímpica Telma Monteiro.

Este ano, Catarina Costa, categoria -48kg, conquistou a medalha de ouro no Grand Prix Portugal, mesma competição que Telma Monteiro (-57 kg), 36 anos, conquistou o bronze. Ambas preparam-se para o Europeu, em abril, o Campeonato do Mundo, em outubro, e o Masters, em dezembro. “Além disso iniciamos já em junho o apuramento para Paris 2024”, observou a treinadora da Seleção.

Questionada sobre as possibilidade de medalhas para Telma Monteiro e Catarina Costa nas próximas competições mundiais, Ana Hormigo mostrou-se cautelosa.

“Temos uma equipa de elevado nível internacional, estão no topo do ranking mundial. É normal apontarmos para as medalhas, mas temos consciência que a competitividade é elevada. Cada dia de competição é encarado combate a combate, nenhum é fácil. É necessário estarem bem preparadas física e mentalmente para um dia longo onde podem realizar entre quatro e seis combates”, disse.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Outras Modalidades

Os Jogos Internacionais do Special Olympics Malta terminaram esta quarta-feira. A prova, que contou com mil participantes de 23 países diferentes, deu inicio na...

Atletismo

Portugal encerrou este domingo a sua participação nos Jogos Surdolímpicos, que decorreram em Caxias do Sul, no Brasil, entre os dias 1 e 15...

Ciclismo

Portugal contou, este domingo, com as participações de Telmo Pinão – C2 – e de Bernardo Vieira – C1 -, em corridas de 44,4...

Futsal

Dois títulos europeus (2018 e 2022) e um mundial (2021) alcançados com uma diferença temporal tão curta elevariam qualquer equipa ou seleção a um...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.