18 de Maio 2022 08:35
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Atualidade

Alexis Santos, Catarina Costa e Francisco Belo entre candidatos à Comissão Diretiva da CAO

Francisco Belo, atleta do lançamento de peso. Foto: FPA

No mesmo dia em que realizou a conferência “O papel do atleta fora do terreno de jogo” em comemoração aos 20 anos da organização, a Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) divulgou a lista com os 15 candidatos a compor à Comissão Diretiva da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) para o mandato do período 2022 a 2025.

Entre os nomes de maior destaque estão o nadador Alexis Santos, a judoca Catarina Costa e Francisco Belo, do lançamento do peso. O ato eleitoral realiza-se no próximo dia 21 de abril, entre as 17h00 e as 18h30 na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.

Dos 15 atletas candidatos, apenas nove serão eleitos para a Comissão Diretiva da CAO. Os cargos de Presidente, Vice-presidente e Secretário-geral são designados entre os membros eleitos da nova Comissão Diretiva.

“São considerados eleitores todos os atletas que tenham participado em pelo menos uma das seguintes edições dos Jogos Olímpicos e Jogos Olímpicos de Inverno: Pequim 2008, Vancouver 2010, Londres 2012, Sochi 2014, Rio de Janeiro 2016, Pyeongchang 2018, Tóquio 2020 e Pequim 2022. Consideram-se igualmente membros eleitores as associações de praticantes de modalidades que integram o Programa Olímpico, caso existam, que não participaram nas referidas edições dos Jogos Olímpicos e Jogos Olímpicos de Inverno”, explicou a CAO, em comunicado oficial.

A organização ainda destacou que “o Regulamento da Comissão de Atletas Olímpicos recomenda que haja representatividade de ambos os géneros na sua Comissão Diretiva, bem como a maior diversidade possível de desportos do Programa dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Olímpicos de Inverno, não devendo integrar mais que dois atletas da mesma modalidade”.

Apresentaram candidatura os seguintes atletas:
· Alexis Santos – Natação;
· Catarina Costa – Judo;
· Cátia Azevedo – Atletismo;
· David Rosa – Ciclismo;
· Diana Gomes – Natação;
· Emanuel Silva – Canoagem;
· Francisco Belo – Atletismo;
· João Pereira – Triatlo;
· João Silva – Triatlo;
· José Costa – Vela;
· Marta Onofre – Atletismo;
· Marta Pen – Atletismo;
· Pedro Fraga – Remo;
· Ricardo Brancal – Esqui Alpino;
· Yahima Ramirez – Judo.

Foto: COP

Conferência

Recorde-se que a CAO realizou esta quarta-feira, a conferência “O papel do atleta fora do terreno de jogo”,  no Centro Cultural de Belém – Sala Fernando. O evento, mediado pela ex-atleta Susana Feitor (vice-presidente da CAO), reuniu a antiga lutadora canadiana Erica Wiebe, campeã Olímpica no Rio de Janeiro 2016; Ticha Penicheiro, portuguesa ex-jogadora profissional da WNBA; Emma Terho, presidente da Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional; além de autoridades desportivas, como João Rodrigues, presidente da CAO; José Manuel Constantino, presidente do COP; Jorge Vieira, presidente da Federação de Atletismo de Portugal; entre outras autoridades e ex-atletas.

Outras informações acerca do evento podem aqui ser conferidas.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.