20 de Abril 2024 08:55
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Cursos e Congressos

Aldo Costa celebra 45º Congresso da APTN: “Estou muito satisfeito com a qualidade”

Aldo Costa, presidente da APTN. Foto: APTN

Foram 18 sessões realizadas, aproximadamente 400 inscritos, 60 convidados e mais 14 oradores autopropostos numa extensa programação. O 45.º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN), que decorreu no último fim de semana, em Leiria, foi marcado pela intensa troca de conhecimento entre os participantes, salas cheias e discussões de alto nível sobre a modalidade.

Aldo Costa, presidente da APTN, celebrou a realização de mais um congresso anual. “Nós quando organizamos este evento temos expetativas a dois níveis: relativamente à participação das pessoas, ao número de inscritos; e depois temos uma expetativa em relação à percepção de qualidade nomeadamente sobre o programa que as pessoas vão ter quando lá chegarem. Uma coisa está ligada à outra. Se eu entender que as temáticas me interessam, eu inscrevo-me. Mas depois quando lá estamos é importante medir, avaliar nas pessoas se no fundo a qualidade, os conteúdos das conferências também vão ao encontro daquilo que são as suas expetativas de formação”, começou por dizer.

“E nós, este ano, preparámos o programa com a intenção de tocar em assuntos que estão, para nós, na ordem do dia. E eu estou extremamente satisfeito primeiro com o número de participantes, que foi bastante interessante. Tivemos cerca de 400 pessoas durante o fim de semana. Estou muito satisfeito com a qualidade dos conteúdos que foram abordados nas 18 sessões. E acho que os moderadores fizeram um trabalho excecional com os temas”, afirmou o presidente da instituição.

Entre os muitos encontros, Aldo Costa acabou por nomear alguns momentos que julgou como de destaque. A sessão “Que tendências e boas práticas de comunicação e marketing para as nossas organizações desportivas?”, realizada sob a moderação do diretor executivo da SportMagazine, César Santos, esteve entre os apontados. Compuseram a mesa redonda o treinador e comentador Nuno Albuquerque (Swim Channel Portugal), o jornalista Miguel Candeias (Jornal A Bola), Joaquim Sousa (Chlorus) e Susana Costa (Clube Fluvial Portuense).

“Não queria nomear, mas por exemplo, tocou-me muito a sessão sobre a comunicação, acho que foi a primeira vez que a APTN fez uma mesa sobre a importância da comunicação e do marketing para as organizações. e assistimos ali uma aula. No fundo, as pessoas que trabalham essa comunicação, em diferentes organizações, deixaram claro para todos o quão importante é aquilo. Até para a promoção da modalidade, mas também para a sustentabilidade das organizações. Sem promoção não há apoio”, disse.

“Tocou-me muito a mesa organizada em conjunta connosco da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), com a presidente da comissão, a [ex-] nadadora Diana Fomes. Não me recordo alguma vez termos ali tantos atletas com aquele nível a falar de uma forma aberta, transparente sobre um conjunto de assuntos que muitas vezes vêm pouco a público”, acrescentou sobre a mesa “O que se ouve na voz dos nossos nadadores?”. No debate estiveram presentes Tiago Campos (do Clube de Natação de Rio Maior, olímpico de Águas Abertas); Alexis Santos (nadador olímpico do Sporting CP); Cheila Vieira (GESLoures, da natação artística); e Tiago Parati (Clube Fluvial Portuense, polo aquático)..

Outra sessão recordada por Aldo Costa foi relativamente à mesa moderada por Pedro Roque, diretor desportivo do Comité Olímpico de Portugal (COP), onde levado o tema “É possível encontrar o equilíbrio em equipas com estrelas?”. Compuseram a mesa redonda nomes de peso da modalidade no país: Ricardo Santos (treinador do SL Benfica), Luís Cameira (treinador do SC Braga) e Vítor Ferreira (treinador do Louzan Natação).

“Tocou-me muito a a sessão dos treinadores. E aí tocamos num assunto que acho que é ainda um pouco tabu na comunidade técnica portuguesa, que é a questão do burn out, da saúde mental. Não só dos atletas, mas também da saúde mental dos treinadores. Foi excecional aquela mesa porque houve uma abertura absoluta dos treinadores que lá estavam, três grandes treinadores para exporem essa questão de uma forma tranquila”, afirmou Aldo Costa.

No último dia do congresso, no domingo, o presidente da APTN pôde acompanhar também a sessão “Que modelo para o Polo-Aquático Nacional?”, com moderação de Hélder Freitas (Vitória Sport Clube). Na ocasião estiveram presentes António Machado (do SL Benfica) e Tiago Santos (Club Natación Rubi); Vítor Macedo (Vitória Sport Clube) não pôde estar presente, mas enviou um vídeo.

“A última sessão do congresso foi para mim absolutamente fabulosa sobre o polo aquático. Tivemos três treinadores mais um que não pôde estar presente e fez uma participação pré-gravada. O que fizemos foi uma verdadeira análise SWOT sobre o modelo ao polo aquático nacional. Temos aí uma página de notas sobre propostas de desenvolvimento e de promoção do polo aquático de três grandes treinadores portugueses. Portanto, estou extremamente satisfeito pelo número de pessoas, mas muito mais satisfeito com a qualidade, a abertura, a disponibilidade de as pessoas discutirem assuntos que só podem ser discutidos por quem vive a natação por dentro e quem vive todos os dias. Estou mesmo muito satisfeito com a qualidade”, concluiu Aldo Costa.

No próximo ano, a 45.ª edição do Congresso da APTN irá acontecer em Viana do Castelo, cidade europeia do desporto em 2023, “muito provavelmente nos dias 14 e 15 de outubro”, confirmou o presidente da APTN.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Antonio Soares

    Outubro 17, 2022 at 7:45 pm

    Parabéns por esta Excelente Edição e se deus assim o entender para o ano lá estaremos.

    Cumprimentos Aquáticos,
    António Mortágua Soares

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Natação

O presidente da Associação Portuguesa de Treinadores de Natação, Aldo Costa, agradeceu a participação de “todos os magníficos 35 oradores e moderadores convidados, todos...

Natação

Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto – 2023, foi palco do 46.º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) e também...

Estante

‘Não existem talentos no vácuo’ é o novo livro de Aldo Matos da Costa, Professor da Universidade da Beira Interior, Vice-presidente da Confederação de...

Opinião

O ser humano é absolutamente impotente à nascença, permanecendo dependente de outros por muitos anos. Nesta ausência de instintos que direcionem o comportamento social,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.