Terminou no último dia 14 de janeiro um período de aproximadamente 15 dias de treinos da dupla de elite da natação portuguesa Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento no Brasil. Acompanhada pelo treinador brasileiro Alberto Silva, head coach da Seleção Portuguesa, a dupla utilizou a piscina do Parque Aquático Maria Lenk, em parceria com o Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro.
“Aqui no CT do COB se respira alto rendimento, vontade de ir mais longe, se inspira o tempo todo. O esporte brasileiro já tem esse sentido de ambição e é isso que a gente quer levar para Portugal. Foi um período excelente. Tenho certeza de que os atletas estão muito contentes e motivados. Eles tiveram um ótimo rendimento tanto na piscina quanto na academia e voltamos para Portugal com um estágio muito bem cumprido na preparação”, avaliou Alberto Silva, em declaração ao COB.
Além do treinador e dos dois nadadores do Benfica, a comitiva portuguesa contou também com a presença do preparador físico brasileiro Igor Silveira, Um dos fatores determinantes para a vinda dos europeus foi o calor do verão carioca. “Como temos um inverno que dura até cinco meses na Europa, a ideia foi proporcionar um pouco mais de sol, de calor, mudar um pouco o astral do início de temporada. Por isso, eles curtiram muito a proposta de vir para o Rio de Janeiro”, explicou Albertinho.
O treinador brasileiro está à frente da Seleção Portuguesa desde setembro de 2021. No Brasil, ele trabalhou com os medalhistas olímpicos Cesar Cielo, Bruno Fratus e Thiago Pereira. Em pouco mais de um ano de trabalho ajudou Diogo Ribeiro, de 18 anos, a conquistar, no último Mundial Júnior, em Lima, no Peru, o maior resultado da história da natação de Portugal: a medalha de ouro, com direito a recorde mundial da categoria, nos 50m borboleta. Diogo, que ainda foi ouro nos 100m borboleta e nos 50m livre, aprovou a passagem pelo Brasil.
“Tudo aqui é bem junto e torna as coisas muito mais fáceis. É só subir as escadas e está tudo ali. Os equipamentos, a academia e o sol tornam tudo muito mais divertido. Sempre quis estar aqui no Maria Lenk, é quase como um sonho que se torna realidade. Foi muito inspirador encontrar com a Rafaela Silva e a Ana Marcela Cunha, duas campeãs olímpicas, por aqui”, revelou Diogo.
“É um centro de alto rendimento com todas as condições para atingirmos os objetivos que ambicionamos. Gostaria de voltar mais vezes, porque as condições são extraordinárias. Todo o staff do COB foi sensacional e proporcionou o melhor ambiente possível para estarmos na nossa melhor forma para treinar. Toda a logística foi excelente e é isso que precisamos para atingir as nossas metas. O Rio de Janeiro tornou tudo mais leve. Só tenho a dizer coisas boas e espero voltar novamente”, complementou Miguel Nascimento, 28 anos.