4 de Outubro 2022 23:22
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Natação

Alberto Silva evita maior pressão sobre Diogo Ribeiro para o primeiro Europeu: “A principal competição dele será o Mundial júnior”Exclusivo 

Diogo Ribeiro, nadador português. Foto: SL Benfica

Principal nadador português na atualidade com apenas 17 anos, Diogo Ribeiro prepara-se para o mais pesado desafio na curta carreira: os Campeonatos da Europa, que decorrerão no Foro itálico, em Roma, entre os dias 11 e 19 de agosto. O atleta do SL Benfica nadará quatro provas: os 50m e 100m livres e os 50m e 100m mariposa. O treinador de Diogo no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Natação, o head coach da Seleção Nacional, Alberto Silva, evitou aumentar as expectativas e a pressão sobre o seu atleta.

“Esperamos uma boa prestação do Diogo, que ele consiga nadar bem as eliminatórias para conseguir a oportunidade de nadar as meias-finais e qualquer coisa que venha além daí vai ser muito bom, até porque a competição principal do Diogo é o Mundial [Júnior, em Lima, no Perú] que vem a seguir. Exigir dele alguma coisa no primeiro Europeu sénior dele e com a realidade dos tempos dele, que achamos que podem cair [melhorar], mas mesmo assim podem não ser suficientes, era pôr muito peso nas costas do atleta. Espero que ele consiga nadar bem, vencer essa ansiedade, fazer algumas melhores marcas e que isso impulsione ele na competição principal que é o Mundial”, detalhou Alberto Silva.

Diogo Ribeiro faz uma temporada de alto nível até aqui. Em março, bateu dez recordes nacionais no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores, Absolutos e Longa Distância. Deteve seis recordes juniores e quatro absolutos. Dos absolutos, destacam-se os 50 metros mariposa, cujo recorde foi batido duas vezes por Diogo Ribeiro. A primeira vez com 23,69 segundos e a segunda vez com 23,54 segundos. Em abril, na Dinamarca, bateu novamente o recorde agora com 23,28 segundos.

Foto: FPN

Outro destaque no nacional de Coimbra foi para os 100 metros livres. O atleta do Benfica foi o primeiro português a baixar dos 49 segundos, fazendo 48,96. No entanto, repetiu o feito dos 50 metros mariposa e bateu o recorde pela segunda vez. O nadador português realizou a prova em 48,72. Tempos que apontam boa evolução, mas podem ser insuficientes para uma competição de elite como o Europeu.

“O Diogo é jovem ainda, ele vai ficar ansioso, nervoso, vai estar em meio à elite do continente e mundial. O que ele precisa é nadar mais vezes. Se ele conseguir passar da eliminatória para a meia-final, muito bom. Se conseguir uma final, já vai ser um grande resultado. Acredito que se ele conseguir nadar em todas as provas pelo menos a meia-final, ele tem grande chance de fazer as melhores marcas dele. Se a melhor marca dele vai levar ele até a final ou algo a mais, aí é uma coisa que eu não consigo prever porque depende também dos outros. Os demais têm tempos melhores que os dele. Se ele melhorar, mas não melhorar mais que o tempo dos outros, não adianta eu fazer prognóstico ufanista”, disse Alberto Silva.

Para além dos recordes este ano, Diogo Ribeiro colecionou medalhas em várias outras competições. No mês passado, nos Jogos do Mediterrâneo, em Oran, venceu os 50m mariposa em 23,38, um novo recorde da competição, e apenas a 10 centésimos o seu recorde absoluto de Portugal. Nos 100m livres, alcançou a prata com a marca de 49,02. Também em julho passado, no Open de Espanha, fez ainda melhor, ao alcançar dois ouros, nos 50m mariposa (23,61), e nos 100m livres (49,25) e uma prata nos 100m mariposa (52,75).

“Por exemplo, se ele nadar os 100m mariposa nos 52,10, já é a melhor marca dele por dois décimos, todos ficaríamos felizes. Só que dentro do continente, acreditamos que para ir à final precisa nadar abaixo de 52. Mesmo com um tempo bom, e ele melhorando, não quer dizer que com esse tempo se candidata ir à final”, explicou o selecionador Alberto Silva.

“Eu acredito assim: se ele não passar das eliminatórias, vai ser uma competição frustrante. Frustrante pelo seguinte: continua sendo um aprendizado, ele continua sendo um miúdo, mas os tempos dele já o colocam em condição de pelo menos chegar à meia-final. Se ele lá chegar, em uma ou duas provas, vai ganhando confiança e o que pode acontecer: como eu vejo que ele está bem preparado, a chance de ele dar a melhor marca dele é grande. Eu nunca estive com ele nesta situação, aliás, estive em Oran, mas não dá para comparar com a piscina histórica de Roma, onde vamos estar ao lado de medalhistas olímpicos e mundiais. Se ele nadar mais de uma vez cada uma das provas, acho que ele tem condições de nadar para a melhor marcar. Depois vamos ver se isso é suficiente”, concluiu Alberto Silva.

Após o Europeu, Diogo Ribeiro já irá se preparar para seguir para Lima, no Perú, onde ocorrerá a 8.ª edição do Campeonato Mundial Júnior de Natação, que será realizado de 30 de agosto a 4 de setembro. A competição incialmente estava marcada para Kazan, na Rússia, de 23 a 28 de agosto mas foi cancelada por conta da invasão da Rússia a Ucrânia.

Além de Alberto Silva, trabalham com Rafaela Azevedo na Federação Portuguesa de Natação, o preparador físico Igor Silveira, o especialista em Biomecânica Sami Elias e o fisioterapeuta Daniel Moedas.

Alberto Silva, head coach da FPN. Foto: FPN/Luís Filipe Nunes

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Natação

O Campeonato do Mundo de natação adaptada para atletas com síndrome de down foi apresentado esta segunda-feira e conta com 160 representantes de 23...

Natação

A 11ª Travessia do Rio Tua – Mirandela, realiza-se este sábado, dia 24 de setembro, no espelho de água de Mirandela, Parque Império. A...

Natação

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) solicitou, em nota pública, a abertura imediata de piscinas encerradas por questões energéticas em Portugal. A organização mostrou-se...

Natação

A nadadora Mafalda Rosa alcançou, no último sábado, um honroso sexto lugar na prova dos 10 quilómetros, no Mundial de juniores de águas abertas....

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.