O ala Lúcio Rocha, do Benfica, foi eleito o melhor jogador jovem de futsal do mundo em 2023, tornando-se o segundo português a ganhar o prémio atribuído pelo site especializado Futsal Planet, depois de Zicky Té.
O número sete da selecção lusa, de 20 anos, foi uma das figuras da conquista por Portugal do Europeu de sub-19 em 2023, tendo sido eleito o melhor jogador da competiçºao (foi, ainda, o melhor marcador e o melhor jogador.
Em 2022/2023, Lúcio Rocha venceu a Taça de Portugal e a Taça da Liga pelo Benfica.
O portuense, que fez grande parte da sua formação no Caxinas, já tem 13 internacionalizações por Portugal e é um dos convocados para o Mundial sénior, que começa este sábado, no Uzbequistão.
Lúcio apanhado “desprevenido”
“Sinto-me muito feliz, fui apanhado desprevenido, mas é um sentimento muito bom, algo pelo qual trabalhei muito tempo e é muito bom ganhar um prémio e um reconhecimento destes. Estava a descansar no quarto antes do treino. Tocaram a campainha no quarto a brincar, já não sei quem é que foi. Acordei e tinha muitas mensagens no telemóvel. Já tinha comentado com alguns colegas que nem nos meus melhores sonhos imaginava que fosse assim, tão rápido e tantas coisas boas a vir ao mesmo tempo, mas trabalhei para tudo isto, esforcei-me diariamente e com a ajuda da minha família, dos meus amigos, treinadores lá no meu clube, consegui conquistar isto tudo e é muito bom.”
Por: Pedro Silva
Fotos: FPF e SLB