A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) conclui esta sexta-feira a iniciativa designada “Talentos Juvenis – Pedala com Ética”, que reuniu ao longo desta semana 20 jovens ciclistas, de 13 e 14 anos, no Centro de Alto Rendimento de Anadia. O objetivo da ação foi fazer com que os atletas “tenham um primeiro contacto com o alto rendimento e com noções de que a ética é fundamental na construção da carreira desportiva”.
Na última etapa do período preparatório, os ciclistas terão esta manhã uma preparação física, enquanto a tarde é, novamente, voltada para a formação, com duas palestras. “Uma delas, dirigida aos ciclistas participantes, mas também aos encarregados de educação e treinadores, abordará as questões da ética, noção importante que todos devem levar destes quatro dias de trabalho e convívio”, destacou o comunicado da FPC.
Os jovens, oriundos de todo o país e praticantes das diferentes vertentes da modalidade, tiveram já a oportunidade de experimentar muitas disciplinas velocipédicas ao longo desta semana. Na quarta-feira, dedicaram a manhã a trabalhos na pista olímpica de BMX, junto ao velódromo, tendo oportunidade de pedalar na estrada e na pista de BTT da Curia durante a tarde. A noite foi dedicada a uma palestra sobre nutrição, dirigida pelo nutricionista da Seleção Nacional, Samuel Amorim.
Na quinta-feira, os jovens atletas participaram de duas palestras, uma sobre bicicletas e mecânica e outras com o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, numa conversa sobre o treino com pulsómetro e potenciómetro.
De acordo com a FPC, “os 20 juvenis participantes foram escolhidos com base nos testes de avaliação de potencial que têm sido desenvolvidos nas escolas de ciclismo ao longo dos últimos anos, num trabalho que visa detetar precocemente aptidões e capacidades”.