18 de Maio 2022 06:55
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Futebol

Abel Ferreira e Leonardo Jardim levam Portugal a duas conquistas continentais

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, campeão da Libertadores 2020 e 2021. Foto: CONMEBOL Libertadores/Twitter

Em menos de uma semana, dois treinadores portugueses alcançaram o topo do futebol em dois continentes distintos. Na Ásia, no último dia 23, Leonardo Jardim, 47 anos, chegou com o Al Hilal ao inédito título da Liga dos Campeões Asiática. Neste sábado, foi a vez de Abel Ferreira, 42, repetir a conquista com a segunda Taça Libertadores consecutiva à frente do Palmeiras.

O título duplo de técnicos de Portugal em distintos continentes no mesmo ano é inédito. O que permite a possibilidade de um outro encontro também jamais acontecido: um duelo entre comandantes portugueses no Mundial de Clubes da Fifa.

Leonardo Jardim, treinador do AlHilal campeão da Champions asiática. Foto: AlHilal Saudi Club/Twitter

Além das duas equipas com comandantes portugueses, também já apurados para o torneio o Chelsea (Liga dos Campeões), Al Ahly (Champions da África), Monterrey (Champions da Concacaf), Auckland City (Oceania) e Al Jazira (representa o país sede).

O sorteio para que os adversários sejam conhecidos acontece na segunda-feira, às 17h00 (de Lisboa), em Zurique, na Suíça. A competição ainda não tem data definida, mas deverá acontecer em fevereiro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Os títulos continentais portugueses

O Al Hilal conquistou o principal título asiático na última terça-feira sobre o sul-coreano Pohang por 2-0. Foi a quarta vez que a equipa chegou ao topo do continente, mas nunca com um português a vencer a prova, escrita alterada agora com Leonardo Jardim.

Abel Ferreira, por sua vez, manteve uma sequência histórica de técnicos portugueses na Libertadores da América. A competição foi vencida por um português pela primeira vez em 2019 com o Flamengo de Jorge Jesus. No ano seguinte, Abel Ferreira repetiu a façanha com o Palmeiras e, agora, ao vencer o Flamengo (2-1) este ano chegou ao segundo título consecutivo.

Ao todo, na história, Portugal agora tem seis treinadores campeões continentais com 11 títulos ao todo.

O mais galardoado é Manuel José, que venceu quatro vezes em África, todos pelos egípcios do Al-Ahly (2001, 2005, 2006 e 2008). Na América do Sul, são mais três conquistas com Jorge Jesus (Flamengo, em 2019) e Abel Ferreira (Palmeiras, em 2020 e 2021).

Na Europa, o primeiro a conquistar a Liga dos Campeões foi Artur Jorge com o FC Porto (1986/87). Em 2003/2004, José Mourinho repetiu a conquista com os dragões e a bisou pelo Inter Milão (2009/10). Por fim, André Villas-Boas venceu pelo Chelsea (2011/12).

1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Abel Ferreira distinguido com prémio “Talento que marca o Mundo” de novembro – SportMagazine

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Atletismo

Portugal encerrou este domingo a sua participação nos Jogos Surdolímpicos, que decorreram em Caxias do Sul, no Brasil, entre os dias 1 e 15...

Ciclismo

Portugal contou, este domingo, com as participações de Telmo Pinão – C2 – e de Bernardo Vieira – C1 -, em corridas de 44,4...

Futsal

Dois títulos europeus (2018 e 2022) e um mundial (2021) alcançados com uma diferença temporal tão curta elevariam qualquer equipa ou seleção a um...

Karaté

Guilherme Gonçalves tornou-se uma verdadeira máquina de conquistar medalhas. O atleta do SC Braga alcançou três esta temporada na K1 Youth League, sendo as...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.