18 de Maio 2022 17:34
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Atualidade

Lourenço França e a evolução da ginástica portuguesa: “Vivemos um ano incrível”Gala do Desporto 

Lourenço França é selecionador nacional desde 2012. Foto: Lourenço França/Facebook
Uma das principais referências de Portugal na ginástica acrobática, Lourenço França vem acumulando grandes resultados para o desporto português nos últimos anos. Diretor-técnico do Acro Clube da Maia há 17 anos e desde 2012 selecionador nacional, foi eleito pela Federação Portuguesa de Ginástica o treinador do ano em 2021. Pelo excelente serviço prestado ao desporto nacional, agora tem a oportunidade de tornar-se também o melhor treinador do país.

Loureço França é um dos cinco indicados como finalistas a “Desportistas do Ano” na categoria treinador pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP). O prémio será entregue na 25ª Gala do Desporto, que se realizará a 3 de março próximo no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

Desde a última quarta-feira até ao próximo domingo, a SportMagazine apresenta um a um, os treinadores nomeados. Nesta sequência, apresentámos Jorge Pichardo Fundora (atletismo), Hélio Lucas (canoagem), Jorge Braz (futsal) e agora o treinador de ginástica. Amanhã, a série de figuras é encerrada com Pedro Soares (judo).

“Que leque de treinadores onde decidiram incluir-me. São todos treinadores de equipas campeãs do mundo e de atletas medalhados nos Jogos Olímpicos. Fico especialmente feliz também por todos nós, treinadores das modalidades (individuais) não-olímpicas, que muitas vezes temos pouco ou nenhuma voz. Esta nomeação é para todos nós”, escreveu Lourenço França nas redes sociais após a indicação.

Lourenço França orienta a atleta Rita Ferreira durante o Mundial 2021. Foto: Acro Clube da Maia

À frente do Acro Clube da Maia, o treinador tem se notabilizado pela formação e desenvolvimento de várias gerações de novos ginastas no país. Entre os resultados recentes de destaque, esteve, por exemplo, à frente do trio de atletas medalhados na ginástica acrobática, Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, que conquistaram duas de prata e uma de bronze nos Jogos Europeus em Minsk, na Bielorrúsia, em 2019.

Entretanto, 2021 mostrou-se ser, de facto, especial para o treinador português. O Acro Clube da Maia conquistou mais de 50 medalhas no ano. A dupla Rita Ferreira e Ana Teixeira, treinada por França, conquistou a medalha de ouro no Mundial de Ginástica Acrobática de Genebra, na Suíça, a primeira nesta disciplina para Portugal – título que somaram ao de Tetracampeãs da Europa de Ginástica Acrobática.

Também no mesmo Mundial, Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, atletas do Acro clube da Maia, alcançaram a primeira medalha em Campeonatos do Mundo na categoria de trios femininos. Assim, Portugal, que nunca vencera uma medalha em Mundiais de Acrobática, conseguiu arrebatar duas na mesma edição.

“Nos últimos anos, a ginástica nacional tem vindo a dar cartas em eventos internacionais deste calibre, o que demonstra uma evolução certeira não apenas dos praticantes, mas também dos treinadores e restantes técnicos envolvidos no processo”, destacou em comunicado a Federação de Ginástica de Portugal, logo após as conquistas.

Por fim, mas não menos importante, Lourenço França viu a atleta do seu clube, Filipa Martins, chegar à final All Around e de Paralelas Assimétricas no Campeonato do Mundo, em outubro passado, em Kitakyushu, no Japão. A ginasta tornou-se assim a primeira portuguesa a disputar uma final por aparelhos num campeonato do mundo de ginástica artística, entrando também no grupo das oito melhores para as rotações da final all-around, depois do sexto lugar na qualificação.

“Este é um resultado histórico para a ginástica artística nacional. É a primeira vez que Portugal alcança uma final por aparelhos e é a primeira vez que consegue colocar uma ginasta do Top 8 do Mundo nas Preliminares. São duas finais incríveis para o nosso país: final de paralelas assimétricas e final all-around (24 melhores do mundo)”, afirmou Lourenço França em declarações difundidas pela assessoria de imprensa do Acro Clube da Maia.

“Ainda não conseguimos explicar muito bem como é que alcançamos tudo isto, mas sabemos que 2021 ficará na história da nossa modalidade. Vivemos um ano incrível em termos de resultados desportivos para a Ginástica Nacional e que o Acro Clube da Maia havia tido um papel determinante nesse sucesso”, destacou na Gala da Federação de Ginástica de Portugal no início deste ano.

Para votar no melhor treinador do ano pode-se acessar o portal da CDP aqui.

Lourenço França ao lado das atletas. Foto: Acro Clube da Maia

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Cursos e Congressos

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) confirmou esta quarta-feira a organização do primeiro Congresso Nacional do Desporto. A entidade informou que pretende, pela...

Ginástica

Lourenço França é um dos profissionais mais vitoriosos no atual cenário internacional da ginástica acrobática. Diretor-técnico do Acro Clube da Maia há 17 anos...

Atualidade

Jorge Fonseca tinha 13 anos quando decidiu que queria fazer judo. Os contras eram muitos. “Gordinho”, como refere-se a si na época, e sem...

Atualidade

Será difícil apontar outro treinador tão vitorioso em solo português nos últimos anos quanto Jorge Braz. Bicampeão da Europa, com o segundo título conquistado...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.