Tamila Holub terminou, esta segunda-feira, no quinto lugar na final dos 1500 metros livres, no Europeu de Roma. Prova esta em que Diana Durães terminou no sétimo lugar.
A nadadora portuguesa, que sexta-feira terminou no sexto lugar dos 800 metros livres, mostra que está a superar os problemas físicos da última época. A atleta que pertence aos quadros do Sporting Clube de Braga realizou a segunda melhor marca da sua carreira – 16.18,34. De recordar que o seu recorde pessoal é de 16.15,50 e que o máximo nacional, de Diana Durães, é de 16.15,12. Diana Durães que terminou a prova com um tempo de 16.26,53.
Tamila Holub encontra-se feliz com a sua prestação e motivada para o futuro.
“Encarei esta participação como não tendo nada a perder. O meu treinador [Luís Cameira] sabendo das dificuldades que tenho atravessado física e emocional procurou que eu não me pressionasse demasiado que competisse “o mais leve possível”. Por isso, tentamos no inicio aguentar com as da frente, sabendo que o top 3 seria muito rápido, depois ficar sozinha e aguentar ao máximo para não quebrar demasiado. Estou muito feliz com o quinto lugar, que me permite acreditar que é possível superar as dificuldades do passado. Estava a precisar de um resultado destes para me motivar e acreditar no futuro”, disse, em declarações à Federação Portuguesa de Natação.
A italiana Simona Quadarella venceu a prova. Atleta que já havia vencido o ouro nos 800m livres nestes europeus. O pódio ficou completo com a húngara Viktoria Mihalyvari e a italiana Martina Caramignoli.