Vice-campeão do mundo em 2020, o triatleta português Vasco Vilaça é a principal esperança de medalhas da modalidade nos Campeonatos da Europa de Munique. A competição, que decorre entre sexta-feira e domingo terá oito triatletas lusos, sendo cinco homens e três mulheres.
Além de Vilaça, atual quarto classificado do ranking mundial, Portugal será representado ainda pelos também olímpicos João Silva, João Pereira e Melanie Santos. No setor masculino, completam Miguel Tiago Silva e Ricardo Batista. No feminino estão também Maria Tomé e Helena Carvalho como as representantes nacionais na prova individual, disputada sexta-feira.
Para o último dia de competições, o domingo, está agendada a prova de estafetas mistas. Uma competição que se reveste de particular importância uma vez que a classificação final é tida em conta para o apuramento olímpico. Recorde-se que a estafeta portuguesa alcançou dois oitavos lugares em duas das três provas pontuáveis já disputadas, o que abre boas perspetivas para que o triatlo português consiga, pela primeira vez na história, um lugar nos Jogos Olímpicos.
Recorde-se que as provas individuais disputam-se na distância olímpica: 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. A chegada da Seleção Nacional, de acordo com a federação da modalidade, está prevista para esta quarta-feira a Munique.
O presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Sérgio Dias, integrará a comitiva, assim com o diretor técnico nacional, José Estrangeiro.