A nadadora portuguesa Mafalda Rosa alcançou no último sábado a segunda medalha consecutiva em Europeus. Após o ouro na última edição, no ano passado, no Parque de Choisy-le-Roy, a atleta do Clube de Natação de Rio Maior repetiu o pódio ao conquistar a medalha de bronze nos 10 km do European Júnior Open Water Championships, que decorreu em Setúbal.
Com um misto de orgulho e sentimento de que poderia ter ido além, a nadadora treinada por Nuno Ricardo afirmou, em declaração à Federação Portuguesa de Natação, gostaria de ter repetido o desempenho realizado em França.
“Claro que toda a gente quer o primeiro lugar, assim como eu, mas o terceiro lugar em casa com a família e os amigos a apoiarem é sempre um grande orgulho, apesar das condições serem muito difíceis. Dei o meu melhor, fui até ao fim e estou orgulhosa do meu resultado”, afirmou.
A prova acabou por ser vencida pela francesa Madelon Catteau assegurou o ouro com 1.55,07 horas, 32 segundos menos que a húngara Mira Szimcsak que, nos derradeiros metros, num longo sprint, acabou por superar a portuguesa e chegar à prata, por seis centésimos de segundo.
“Claro que estava à espera de um primeiro lugar, mas correu bem, estive sempre bem posicionado. Foi só mesmo as condições do mar e do vento, não tenho mais nada a dizer… foi excelente. As adversárias são sempre muito fortes e se ganharam é porque estavam melhores hoje”, pontuou Mafalda Rosa.
A atleta de 18 anos vem numa sequência de bons resultados. Há poucos dias, como sénior, o Open de Portugal Campeonato Nacionais de Águas Abertas, em Avis, nos 5 km. No último final de semana, ao compor a Seleção de Portugal ao lado de Angélica André, Diogo Cardoso e Tiago Campos, terminou em quarto lugar na estafeta mista da Taça do Mundo, em Setúbal.
Estafeta mista
Na mesma competição, no domingo, o quarteto composto por Daniela Lopes, Martim Carvalho, Mafalda Rosa e Gustavo Marques terminou os 5 km em sétimo lugar, com 1.05,33 horas. A vitória ficou com a Hungria, que concluiu com 59.44 minutos, seguidos da Alemanha e da Itália. A Espanha ocupou o quarto lugar, seguida da Grécia e da Turquia. Portugal, em sétimo superou Israel, a Ucrânia e a Suíça.