Nelson Oliveira e Rui Costa vão representar Portugal nas provas de estrada dos Jogos Olímpicos Paris2024, com o campeão mundial de omnium, Iúri Leitão, a juntar-se a Rui Oliveira na pista, anunciou a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
“Foi das decisões mais difíceis que tive de tomar ao longo destes anos. Temos demasiada qualidade para tão poucas vagas olímpicas. Escolhi dois corredores, com base nas suas caraterísticas e adaptação aos percursos das provas, mas qualquer um dos pré-convocados daria garantias de uma representação digna, de qualidade e ambiciosa de Portugal. Com as escolhas agora anunciámos temos a ambição de lutar pelo diploma olímpico no contrarrelógio e de trabalhar em equipa para nos batermos pelas melhores posições na prova de fundo”, avança José Poeira.
Esta será a quarta participação em Jogos Olímpicos de Nelson Oliveira (Movistar), ‘responsável’ por conquistar uma quota extra para Portugal no contrarrelógio, com o seu sexto lugar nos Mundiais de 2023.
Além do ciclista de 35 anos, recordista de presenças olímpicas no ciclismo (Londres-2012, Rio-2016, onde foi sétimo no ‘crono’, e Tóquio-2020), José Poeira escolheu Rui Costa (EF Education-EasyPost), que no domingo se sagrou, pela terceira vez na carreira, campeão nacional de fundo.
Aos 37 anos, o campeão mundial de 2013 irá participar pela terceira vez em Jogos Olímpicos, depois de um 10.º lugar no Rio-2016 e um 13.º em Londres-2012 (ambos na prova de fundo).
Oliveira e Costa vão alinhar no contrarrelógio, em 27 de julho, e na prova de fundo, a 3 de agosto.
Para a estreia lusa em provas masculinas de pista, Gabriel Mendes selecionou o campeão mundial Iúri Leitão para o omnium, com o vianense da Caja Rural a ter a companhia de Rui Oliveira.
“Há quatro anos, conseguimos a estreia na vertente feminina. Agora, estaremos também presentes no setor masculino. E conseguir um resultado semelhante ao de há quatro anos – um diploma olímpico – seria muito bom”, destacou o selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes.
O “ciclismo feminino está de regresso às provas de estrada dos Jogos Olímpicos e a escolhida para competir na prova de fundo, dia 4 de agosto, é Daniela Campos (Eneicat-CMTeam)”, destaca a nota da FPC.
O selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra, destaca o processo de trabalho com o foco na corrida olímpica. “A Daniela, apesar da sua juventude, tem evoluído de forma consistente e gradual, tendo toda a capacidade para enfrentar este desafio, em que a subida ao Sacré Coeur será determinante. Está em marcha um processo de trabalho visando atingir o máximo da condição física no dia 4 de agosto. Passa pela Volta a Portugal Feminina, por uma corrida da Taça de Espanha e por um estágio em altitude”, enumera José Luis Algarra.
Ainda antes das provas de fundo de estrada, irão disputar-se as corridas de BTT. Pelos segundos Jogos consecutivos, Portugal estará representado na prova feminina de cross country olímpico (XCO), no dia 28 de julho. Raquel Queirós (BH Coloma Team) regressa aos Jogos, procurando melhorar o 27.º lugar de Tóquio.
“O principal objetivo é fazer melhor do que no Japão. Na altura, a Raquel ainda estava em idade de sub-23. Agora, mesmo sendo muito jovem, já é elite e tem outra experiência competitiva. Tem todas as condições para alcançar o objetivo proposto”, considera o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.
O ciclismo português terá em Paris2024, que decorre entre 26 de julho e 11 de agosto, a maior delegação de sempre em Jogos Olímpicos.
Estrada
Daniela Campos
22 anos
Naturalidade: Boliqueime, Loulé
Estreia em Jogos Olímpicos
Paris 2024: Prova de Fundo
Nelson Oliveira
35 anos
Naturalidade: Vilarinho do Bairro, Anadia
Participações: Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020
Melhor resultado: 7.º Contrarrelógio Individual, 2016
Paris 2024: Prova de Fundo e Contrarrelógio
Rui Costa
38 anos
Naturalidade: Aguçadoura, Póvoa de Varzim
Participações: Londres 2012, Rio 2016
Melhor resultado: 10.º Prova de Fundo, 2016
Paris 2024: Prova de Fundo e Contrarrelógio
BTT
Raquel Queirós
24 anos
Naturalidade: Vila do conde
Participações: Tóquio 2020
Melhor resultado: 27.º em XCO, 2020
Paris 2024: XCO
Pista
Iúri Leitão
26 anos
Naturalidade: Viana do Castelo
Estreia em Jogos Olímpicos
Paris 2024: Madison e Omnium
Maria Martins
25 anos
Naturalidade: Moçarria, Santarém
Participações: Tóquio 2020
Melhor resultado: 7.º no omnium, 2020
Paris 2024: Omnium
Rui Oliveira
28 anos
Naturalidade: Gaia
Estreia em Jogos Olímpicos
Paris 2024: Madison
Fotos: FPC